A fantástica Fábrica de Pizzas existe e fica em Tijucas!

Com ingredientes importados da Itália, a Forneria Oliva produz em Tijucas mais de 45 mil pizzas por mês. Conheça a "Alquimia" envolta na pizza que vem conquistando os mais refinados paladares

A fantástica Fábrica de Pizzas existe e fica em Tijucas!

Lorran Barentin / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Quem nunca assistiu A Fantástica Fábrica de Chocolates? No filme, Willy Wonka é considerado o maior confeiteiro de todos os tempos e todo o roteiro é envolto numa espécie de “magia”.

Na vida real ainda não temos a Fantástica Fábrica de Chocolates. Mas, acredite: a Fantástica Fábrica de Pizzas existe e está em Tijucas.

Para contar essa história, precisamos literalmente começar do começo. Os sócios Cléber Coan Souza e Diego Eldo dos Santos já empreendiam no setor alimentício e são proprietários de uma das mais renomadas hamburguerias de Bombinhas: O Alquimista Burger.

Com o sucesso da hamburgueria, surgiu a necessidade de novos horizontes. Cléber e Diego fizeram o óbvio? Não! Foram além: criaram um concorrente para eles mesmos lançando a melhor pizza da cidade. É aí que começa a história da Pizza Oliva.


Inspiração

Para concretizar a criação do Jardim Alquimista, que depois abrigaria O Alquimista Burger e a Forneria Oliva, os empresários não poderiam simplesmente lançar qualquer receita de pizza. Precisava ser algo incrível. Mágico! Cléber construiu networking e buscou conhecimento através de um curso de pizzaiolo numa das mais tradicionais e renomadas escolas italianas.

E é justamente da Itália que vem os principais ingredientes para a receita de sucesso da Pizza Oliva: a alquimia começa na Itália, onde há mais de 600 anos iniciou-se a produção da farinha que garante uma massa crocante por fora e macia por dentro.

Pizza precisa, é claro, de molho de tomate. Advinha de onde vem os tomates da pizza Oliva? Isso mesmo, da terra natal da pizza: sul da Itália, mais precisamente aos pés do Monte Vesúvio.

E foi assim, prezando pela qualidade dos alimentos e buscando a receita mais fiel possível a que é tradicional na Itália, que a Pizza Oliva se consolidou em Bombinhas e conquistou o coração dos turistas.

Muitos saíam do Jardim Alquimista afirmando que a pizza era tão boa que queriam levar para casa. Percebendo a possibilidade de um grande negócio, Cléber e Diego resolveram “encaixotar” a pizza feita pela Forneria Oliva.

Fizeram algumas dezenas e botaram bem na saída do Jardim do Alquimista, numa espécie de freezer-expositor. Foi a “prova social” de que a empreitada daria certo.


A inusitada alavanca

A ideia era lançar para o mercado a Pizza Oliva em caixinhas depois da Páscoa de 2020. O que eles não imaginavam (e o resto do mundo também) era o surgimento de uma pandemia global: a Covid-19.

Com o fechamento dos comércios, os restaurantes se viram impossibilitados de trabalhar. Sem clientes, sem renda. Afrouxar? Jamais! Foi bem nesse momento que resolveram: está tudo pronto? Vamos lançar.

Com os restaurantes fechados, o Jardim Alquimista virou a temporária fábrica da Pizza Oliva. Em apenas dois meses, indo na contramão do mundo, o restaurante não demitiu funcionários: pelo contrário, precisou contratar mais gente e continuou expandindo chegando a 3 turnos, trabalhando 24 horas por dia.

O conceito de pizza congelada da Oliva, completamente diferente do que é tradicionalmente encontrado no mercado, conquistou até mesmo os mais refinados paladares e o Jardim Alquimista tornou-se pequeno. É aí que Tijucas entra na história.


Pertinho de casa

Pode parecer até repetitivo, mas a Alquimia na história toda é até engraçada. Trazer os insumos da Itália foi um desafio contornado pelos empreendedores. O que eles não imaginavam é que, ao escolher Tijucas, descobririam que seu principal fornecedor estavam se sediando por aqui. E não é só isso: bem ao lado do galpão que escolheram para sediar a fábrica.

A Pizza Oliva continuou expandindo, agora inserida num dos principais eixos econômicos de Santa Catarina, com fácil escoamento da produção em qualquer uma das direções: Florianópolis ou Navegantes? É logo ali.

Atualmente a Pizza Oliva já emprega mais de 50 pessoas direta ou indiretamente e produz em Tijucas mais de 45 mil unidades por mês.

A marca já está presente nos principais supermercados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Surgiu inclusive a necessidade de um Centro de Distribuição, hoje instalado em SP.

Com os indicadores positivos registrados todos os meses, a expectativa dos empresários é de expandir ainda mais a atuação a nível Brasil. A Pizza Oliva já está em tratativas com o comércio do Rio de Janeiro e deve alavancar a produção nos próximos semestres.

Segundo os empreendedores, o aumento de mercado irá culminar num fluxo de produção que pode chegar a 300 mil unidades por mês. Isso significa mais emprego, renda e desenvolvimento econômico para a região.

Fonte: Lorran Barentin e Camila Diel Gomes / JR