Cerca de 160 troféus e premiações marcam a trajetória de Murilo Tobias Comunello, de Passos Maia, no Oeste de Santa Catarina, em rodeios pelo Brasil. O menino começou a participar das provas com 1 ano e 3 meses e conquistou o primeiro troféu aos dois anos.
As premiações estão espalhadas pelos cômodos da casa e representam diferentes etapas nas competições. Entre elas, a primeira tem um significado especial para a família.
“Esse foi o primeiro, com certeza. Foi o pontapé inicial dele”, conta a mãe, Camila Tobias.
A participação nos rodeios acompanha uma tradição mantida pela família há gerações. O avô, Clevi Comunello, foi um dos pioneiros e incentivadores do tradicionalismo em Passos Maia. O pai, Alison, deu continuidade aos costumes, e Camila já frequentava os eventos durante a gestação de Murilo.
A estreia do menino nas provas aconteceu no CTG Bebedouro das Tropas. Aos cinco anos, ele foi campeão do Rodeio Internacional de Vacaria.
A lista de conquistas também inclui os títulos de campeão estadual na Vaca Parada e na modalidade Avô e Neto, campeão brasileiro na prova de Rédeas e campeão da Liga Classe A.
Além dos resultados nas pistas, Murilo participou de programas de televisão e tem vídeos publicados na internet. Segundo a família, crianças de diferentes partes do país o reconhecem nos eventos, pedem fotos e repetem falas dos vídeos.
Os deslocamentos para as competições contam com o acompanhamento dos pais e de outros familiares. A tia Bruna e o tio Antenor também apoiam a trajetória do menino. Laçador profissional, Antenor o acompanha em várias disputas realizadas longe de casa.
O material fornecido pela família também relata a passagem da Vaca Parada para as competições como laçador, nas quais Murilo passa a dividir as pistas com nomes reconhecidos do laço brasileiro.
Para os pais, a participação nos rodeios está ligada à convivência familiar e aos valores transmitidos dentro dos Centros de Tradições Gaúchas.
“Nos sentimos orgulhosos e, ao mesmo tempo, aliviados. Dentro dessa tradição gaúcha, sabemos a importância da família, dos valores, do respeito às culturas. A união dentro dos CTGs é muito bonita e, com certeza, sabemos que ele está no caminho certo”, afirmam.
Camila descreve o filho como humilde, amoroso e carismático e destaca essas características como motivos de orgulho para a família.















