Logo Jornal Razão
Publicidade

SC tem alerta para tempestades com ventos de até 100 km/h nesta terça-feira

Frente fria associada a ciclone no litoral da Argentina favorece temporais, com possibilidade de tempestades severas em alguns pontos.

SC tem alerta para tempestades com ventos de até 100 km/h nesta terça-feira
Foto: Reprodução
Publicidade

Ventos de até 100 km/h, chuva intensa e possibilidade de granizo colocam o Oeste, o Norte e o Vale do Itajaí sob alerta de perigo para tempestades nesta terça-feira (29). Emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aviso para Santa Catarina está em vigor desde a meia-noite e segue até as 23h59.

A previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de 50 a 100 milímetros ao longo do dia. As rajadas podem variar de 60 a 100 km/h, com risco de alagamentos, quedas de árvores, danos em plantações e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Os temporais também podem ter raios.

Publicidade

O alerta do Inmet abrange ainda áreas do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, além de municípios de São Paulo.

Em Santa Catarina, a Defesa Civil informou que as áreas de instabilidade começaram a avançar nas primeiras horas da manhã. Às 5h06, o órgão emitiu um alerta para temporais com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos em dez municípios do Extremo-Oeste: Bandeirante, Belmonte, Descanso, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Santa Helena, São João do Oeste, São Miguel do Oeste e Tunápolis.

Às 5h16, outro aviso apontou a possibilidade de temporais no Planalto Sul e no Litoral Sul. O monitoramento das 5h35 confirmou o avanço das instabilidades pelo Grande Oeste e pelas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. Na sequência, foram emitidos uma observação para temporais isolados no Meio-Oeste, às 5h43, e um alerta para o Oeste, às 5h50.

A previsão da Defesa Civil indicava o retorno dos temporais entre o fim da madrugada e o início da manhã, principalmente no Planalto Sul e no Litoral Sul. Nas demais regiões, as instabilidades devem ganhar força entre a tarde e o início da noite.

Publicidade

Segundo a Epagri/Ciram, todas as regiões catarinenses têm previsão de chuva e temporais isolados nesta terça-feira, com possibilidade de tempestades severas em alguns pontos. A formação de uma frente fria no Sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical no litoral da Argentina, favorece a instabilidade.

No início da manhã, as temperaturas ficaram entre 13°C e 16°C nos Planaltos, de 17°C a 24°C no Grande Oeste e de 17°C a 20°C no Vale do Itajaí e no Litoral.

Para o restante do dia, a Defesa Civil prevê máximas de até 31°C nas áreas próximas à divisa com o Paraná e entre 19°C e 25°C nas demais regiões. Já a Epagri/Ciram indica máximas entre 22°C e 30°C no estado.

Durante os temporais, a orientação é procurar abrigo em locais seguros, longe de árvores, placas e postes. Também é recomendado manter distância de janelas durante episódios de vento e granizo e desligar aparelhos eletrônicos da tomada, caso seja seguro realizar o procedimento.

Publicidade

A população deve evitar atravessar ruas alagadas e passar por pontes ou pontilhões submersos. A Defesa Civil mantém o acompanhamento das instabilidades e orienta os moradores a monitorar os avisos, já que as condições do tempo podem mudar rapidamente.

Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

As manchetes do dia chegam antes de você abrir o site.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham