Logo Jornal Razão
Publicidade

Deputado de Tijucas quer regrar cotas em SC e provocar o STF: “Quero expor cada ministro”

Em entrevista ao Jornal Razão, Alex Brasil (PL) anunciou projeto que mantém só a cota racial de 20%, condicionada a baixa renda e escola pública, e fecha as demais modalidades em debate na Udesc.

2º turnoApuração do 2º turno, domingo às 17hFlávio × Lula voto a voto, no Brasil, em SC, nas 5.570 cidades e no exteriorAcompanhar →
Deputado de Tijucas quer regrar cotas em SC e provocar o STF: “Quero expor cada ministro”
Foto: Reprodução
Publicidade

“Eu quero expor cada ministro daquela corte que me diga que eu sou obrigado a abrir cota para trans.” A frase é de Alex Brasil (PL), deputado estadual e morador de Tijucas, que anunciou em Santa Catarina um projeto para regrar as cotas nas universidades e no concurso público estaduais.

A proposta mantém apenas a cota racial, limitada a 20%, e ainda com dois freios: o candidato precisa ser de baixa renda e ter cursado escola pública. Todas as outras modalidades em debate ficam de fora. “Estão fechando cota para trans, cota para refugiado, cota para presidiário, cota para MST, cota para toda a sacanagem que eles querem colocar dentro das universidades”, afirmou, citando o debate que corre na Udesc.

Publicidade

A aposta de provocar a Corte

Ele parte da premissa de que o STF, na primeira jurisprudência, tratou só da cota racial e não se posicionou sobre as demais. Por isso, diz que vai regrar o tema esperando que a questão seja judicializada de novo: “Eu quero expor cada ministro daquela corte.” O argumento central é priorizar o mérito, deixando que “o catarinense por mérito alcance seu espaço” e que os de baixa renda disputem entre si.

ASSISTA AO VÍDEO

Capa do vídeo do YouTube

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/politica/alex-brasil-projeto-cotas-santa-catarina-stf-tijucas

Publicidade

Mais de Tijucas

Ver todas ›
Publicidade
Publicidade