A Prefeitura de Tijucas anunciou nesta semana duas medidas importantes na área da educação: o envio do projeto de lei que garante 100% de gratuidade no transporte universitário e outro que assegura a manutenção da gratificação da regência de classe para professores afastados por direitos legais, como licenças médicas e maternidade.
As ações fazem parte de um acordo previamente alinhado com o prefeito licenciado Maickon Sgrott, que se afastou temporariamente do cargo para cumprir uma agenda estratégica no Estado, mas segue acompanhando de perto os trabalhos em Tijucas.
Quando ficou definido que Cláudio assumiria o Executivo por 15 dias, um dos pontos do planejamento foi que, nesse período, fossem formalizadas medidas de impacto relacionadas à educação, já preparadas pela gestão. Entre elas, o transporte universitário gratuito e o envio da proposta de valorização do magistério municipal.

Durante a reunião com os estudantes, Cláudio explicou que a lei da gratuidade só poderia partir do Executivo e, por isso, aproveitou a oportunidade de estar temporariamente no cargo para dar esse passo importante. A proposta já está na Câmara de Vereadores e deve ser votada nos próximos dias.
Continua após a publicidade
“Essa lei, por força da Constituição, não poderia partir do Legislativo. Precisa partir do Executivo. E, como estou prefeito interino por esses 15 dias, coube a mim o ato formal de enviar o projeto para a Câmara”, explicou Cláudio aos estudantes.
A outra proposta, encaminhada no mesmo contexto, trata de uma reivindicação antiga dos profissionais da educação: garantir que a gratificação de regência (equivalente a 25% do salário) continue sendo paga mesmo quando os professores estiverem afastados por licença médica, maternidade, paternidade ou prêmio — todos direitos garantidos por lei.
Continua após a publicidade
Atualmente, quando um professor se afasta, perde essa gratificação, o que faz com que muitos profissionais optem por trabalhar doentes ou em situações delicadas, apenas para não sofrer perdas salariais. “É algo que precisa mudar. Essa proposta corrige uma injustiça e valoriza quem cuida do futuro de nossas crianças”, comentou Cláudio.

Enquanto Cláudio dá andamento às medidas acordadas previamente, Maickon segue cumprindo agendas externas com foco em garantir recursos e investimentos para Tijucas. Na noite de quarta-feira (02), os dois estiveram juntos em uma reunião no Hospital de Tijucas com a direção do IGAPS.
Já nesta quinta-feira (03), Maickon participa do lançamento do programa “Estrada Boa Rural”, em Joaçaba, ao lado do governador Jorginho Mello. O programa prevê investimentos bilionários para a pavimentação de estradas rurais, com potencial de beneficiar diretamente o município de Tijucas.
Durante a licença de Maickon, Cláudio Eduardo responde pela Prefeitura nos primeiros 15 dias. Na segunda quinzena, o comando do Executivo será assumido pelo vice-prefeito Rudnei de Amorim.
A expectativa é que os dois projetos enviados — tanto o da gratuidade no transporte quanto o da regência de classe — sejam votados em breve pela Câmara de Vereadores.