A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta vermelho nesta quinta-feira (4) para várias regiões do estado devido a um surto de dengue.
As áreas afetadas incluem o Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí.
O estado de Santa Catarina está em estado de epidemia de dengue desde o fim de fevereiro, com um aumento gradativo no número de casos registrados. O painel da dengue do estado revela que até o momento há 111.667 casos prováveis e 33.779 casos confirmados da doença. Foram realizados 89.379 exames, dos quais 28.955 resultaram positivos.
O estado também registra um elevado número de focos do mosquito transmissor da doença, totalizando 28.098. Em relação aos óbitos, 56 foram confirmados e outros 23 estão sendo investigados.
Para combater a propagação da doença, as autoridades de saúde estão enfatizando a importância de medidas preventivas. Entre as recomendações estão a eliminação de água parada, que serve como local de reprodução para os mosquitos, e a adoção de medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e mosquiteiros.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, fadiga, dor muscular e nas articulações, erupções cutâneas e sangramento leve. Os moradores são aconselhados a buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência em caso de suspeita da doença.