Hospital faz primeiro implante cerebral para ajudar pacientes com Parkinson em SC

Cirurgia durou aproximadamente 6 horas

Hospital faz primeiro implante cerebral para ajudar pacientes com Parkinson em SC

DIVULGAÇÃO

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Um novo procedimento médico foi realizado pela primeira vez no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, para auxiliar pacientes com a Doença de Parkinson.

A cirurgia consiste na implantação de eletrodos que estimulam regiões do cérebro responsáveis pelo controle dos movimentos e é indicada para pessoas que não apresentam resposta positiva ao uso de medicamentos.

O primeiro implante foi feito em um paciente de 70 anos, na quarta-feira passada, dia 19. O neurocirurgião responsável pelo procedimento, Humberto Kluge Schroeder, explica que se trata de um método minimamente invasivo e de baixo risco, realizado enquanto o paciente está acordado.

A cirurgia tem como objetivo melhorar os sintomas motores, tais como lentidão, tremor e travamento, além de diminuir a necessidade de medicamentos antiparkinsonianos e seus efeitos colaterais. Segundo Schroeder, o paciente em questão sofria principalmente com rigidez muscular, que o impedia de realizar atividades cotidianas simples.

O procedimento foi dividido em duas etapas, sendo a primeira a inserção dos eletrodos e a segunda a implantação do gerador de pulsos. O neurocirurgião destaca que, durante a cirurgia, o paciente recuperou boa parte da flexibilidade, ainda durante o procedimento.

Após a cirurgia, o paciente recebeu alta 24 horas depois do implante de eletrodos de Estimulação Cerebral Profunda, e está se recuperando bem.

O Hospital Santa Catarina é uma referência em tratamentos avançados na área de neurologia e continua inovando para proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes com Parkinson.