Logo Jornal Razão
Publicidade

Paciente com epilepsia grave passa por cirurgia inédita em Santa Catarina

Paciente com epilepsia grave passa por cirurgia inédita em Santa Catarina para reduzir crises atônicas. Procedimento foi realizado em Criciúma e representa avanço na medicina local.

2º turnoApuração do 2º turno, domingo às 17hFlávio × Lula voto a voto, no Brasil, em SC, nas 5.570 cidades e no exteriorAcompanhar →
Paciente com epilepsia grave passa por cirurgia inédita em Santa Catarina
Foto: Reprodução
Publicidade

Um avanço importante para a medicina catarinense foi registrado em Criciúma. Na última sexta-feira (8), um paciente com epilepsia grave e difícil controle foi submetido, pela primeira vez no estado, a uma calosotomia posterior — uma cirurgia complexa que tem como objetivo reduzir a frequência e intensidade das crises.

O procedimento foi realizado no Hospital São José pelos neurocirurgiões Dr. Bruno Loz e Dr. Carlos Fernando Moreira, especialistas responsáveis pela operação.

Publicidade

O paciente, que convivia há anos com crises frequentes e resistentes aos medicamentos, recebeu alta após a cirurgia e não apresentou novas crises atônicas — aquelas que causam quedas repentinas e oferecem risco de lesões.

De acordo com Dr. Loz, a calosotomia posterior foi escolhida como a melhor alternativa para proporcionar maior segurança e melhorar a qualidade de vida do paciente, após uma avaliação cuidadosa.

Embora não tenha a intenção de curar completamente a epilepsia, a cirurgia busca diminuir significativamente as crises atônicas e generalizadas.

Este procedimento pioneiro significa que, a partir de agora, pacientes catarinenses poderão contar com essa opção sem precisar se deslocar para centros especializados em outros estados.

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/saude/paciente-epilepsia-cirurgia-inedita-santa-catarina

Publicidade

Mais de Saúde

Ver todas ›
Publicidade
Publicidade