Saúde alerta sobre risco de contaminação por leptospirose em enchentes em SC

Caso as pessoas tenham tido contato com a água, elas devem ficar atentas aos sintomas

Saúde alerta sobre risco de contaminação por leptospirose em enchentes em SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Com a recorrência de enchentes em algumas cidades de Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive/SC) faz um alerta sobre o perigo de contato com águas possivelmente contaminadas. Além dos danos diretos causados pelas chuvas e alagamentos, após esses eventos, observa-se um aumento nos casos de leptospirose, doença séria e potencialmente fatal.

A Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforça o cuidado necessário com grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças. Ela destaca que qualquer contato com as águas alagadas deve ser cauteloso e, preferencialmente, evitado.

A água acumulada nesses locais pode estar misturada com esgoto e urina de roedores, potencialmente carregada com a bactéria causadora da leptospirose. Aqueles que estiveram em áreas alagadas e apresentarem sintomas como febre e dor de cabeça no período subsequente, devem buscar atendimento médico e informar sobre o contato recente com águas de enchente.

João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive/SC, recomenda o uso de equipamentos de proteção, como botas e luvas, ao interagir com ambientes inundados. É essencial proteger qualquer ferimento, evitando locais alagados e possivelmente contaminados.

A Dive/SC lançou ainda uma nota técnica que fornece diretrizes à população e aos serviços de saúde em vista das recentes ocorrências climáticas no estado. A preocupação com a saúde da população vai além da leptospirose. O retorno às residências após os alagamentos também traz o risco de acidentes com animais peçonhentos.

Medidas de prevenção são imprescindíveis: evitar contato com áreas alagadas, utilizar equipamento de proteção ao entrar em contato com a água, desinfetar adequadamente residências e objetos após a retirada da lama e se manter alerta à presença de animais peçonhentos.

Com o período propenso a mais chuvas em Santa Catarina, é essencial que a população esteja informada, preparada e sempre atenta às recomendações oficiais.