Bebê é salvo por GM após engolir giz de cera e parar de respirar em Santa Catarina
Na noite de quarta-feira (9), uma criança de apenas um ano foi socorrida às pressas após se engasgar com um pedaço de giz de cera, em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O episódio mobilizou familiares, agentes da Guarda Municipal e bombeiros voluntários. Segundo informações obtidas no local, a família percebeu o engasgo e, em … Ler mais
Por Equipe Jornal Razão·11 abr 2025·3 min de leitura·Atualizado há 1 ano
Foto: Reprodução
Publicidade
Na noite de quarta-feira (9), uma criança de apenas um ano foi socorrida às pressas após se engasgar com um pedaço de giz de cera, em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O episódio mobilizou familiares, agentes da Guarda Municipal e bombeiros voluntários.
Segundo informações obtidas no local, a família percebeu o engasgo e, em desespero, colocou o menino no carro e seguiu em alta velocidade em busca de socorro. A intenção inicial era levá-lo até a sede da Secretaria de Segurança Pública, no bairro Itinga. Câmeras de segurança registraram o momento em que o veículo chega ao local.
Publicidade
No entanto, no instante da chegada, os guardas que normalmente ficam na base estavam realizando ronda nas imediações. Minutos depois, por volta das 21h36, a viatura da Guarda Municipal cruzou com o carro da família. Ao entender a situação, o guarda Gean Carlos Santos iniciou imediatamente a manobra de Heimlich, procedimento indicado para desobstrução das vias aéreas.
Enquanto Gean realizava o atendimento, o colega de farda, Fabiano Poerner, acionava o Corpo de Bombeiros Voluntários. O procedimento surtiu efeito e a criança voltou a respirar.
Após o atendimento inicial, o menino foi levado pelos bombeiros a um hospital particular em Joinville, para avaliação médica. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre seu estado de saúde, mas ele foi encaminhado consciente.
A ação rápida dos guardas e dos bombeiros foi essencial para evitar uma tragédia.