Biguaçu lança concurso de redação com tema de combate à violência contra a mulher

Os estudantes terão prazo final até 10 de abril para a entrega

Biguaçu lança concurso de redação com tema de combate à violência contra a mulher

Reprodução/ internet/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Ainda em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o município Biguaçu lança a terceira edição consecutiva do concurso de redação sobre o combate à violência contra as mulheres. A atividade é direcionada a alunos de escolas públicas municipais e estaduais, rede privada e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O concurso é desenvolvido em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer. A premiação ocorrerá durante a programação dos 190 anos de Biguaçu, no mês de maio.

A iniciativa tem como objetivo levar o tema para debate em sala de aula, conscientizando crianças e adolescentes sobre a importância da luta diária contra as diferentes violências praticadas contra as mulheres, que precisam ser prevenidas, punidas e erradicadas.

As escolas que aderirem ao projeto deverão organizar rodas de conversa com os estudantes, prestando orientações sobre o tema, além de dar dicas de gramática, concordância e pontuação.

Juntamente com as redações, os participantes precisam apresentar um breve currículo, tendo como prazo final até 10 de abril para entrega na Secretaria Municipal de Educação. O concurso será dividido nas seguintes categorias:

  • 1ª categoria – Ensino Fundamental 4º e 5º ano;
  • 2ª categoria – Ensino Fundamental 6º e 7º ano;
  • 3ª categoria – Ensino Fundamental 8º e 9º ano;
  • 4ª categoria – Ensino Médio 1ª ao 3ª ano;
  • 5ª categoria – Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os textos podem ser narrativos ou dissertativos, com 25 a 30 linhas, devendo ser entregues no modelo que está anexo ao edital nº 005/2023/Semed, que estabelece todas as regras do concurso e que está disponível em www.bigua.sc.gov.br, na aba Transparência/Editais ou CLIQUE AQUI.

Os inscritos não podem publicar a redação em qualquer meio antes de divulgado o resultado oficial do concurso, sob pena de desclassificação. A previsão é de que a lista com os nomes dos autores das produções textuais escolhidas seja divulgada em 12 de maio. Serão selecionados 10 textos, com premiações para os classificados em 1º e 2º lugares de cada categoria.

Em caso de dúvidas ou mais informações, busque contato com a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Getúlio Vargas, nº 72, Centro, das 9h às 12h e das 13h às 18h, pelo e-mail fundamental@bigua.sc.gov.br ou pelo telefone (48) 3094-4105.