Programa Saúde na Escola promove educação nutricional e prevenção de doenças em Tijucas

Especialistas afirmam que a introdução de hábitos saudáveis durante a fase escolar tem impacto direto no desempenho das crianças

Programa Saúde na Escola promove educação nutricional e prevenção de doenças em Tijucas

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa da Administração Municipal de Tijucas, Santa Catarina, através da Secretaria de Saúde, tem sido reconhecido como uma ferramenta valiosa para promover a saúde e o bem-estar dos estudantes locais. Dando destaque à nutrição como um pilar fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo, o programa busca abordar temas cruciais para a qualidade de vida dos jovens.

Com a colaboração de profissionais especializados, como a nutricionista Samantha Carvalho Baixo e a estagiária em nutrição, Luma Portella, as escolas estão adotando ações educativas que visam conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Em parceria com a Secretaria de Educação de Tijucas, o PSE promove palestras, oficinas e atividades práticas destinadas a despertar o interesse dos jovens pela nutrição e seus benefícios.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

"A educação nutricional tem sido uma aliada importante na prevenção de doenças, como obesidade, diabetes e hipertensão. Ao promover uma alimentação equilibrada desde a infância, os estudantes aprendem a fazer escolhas conscientes e valorizam os alimentos naturais, contribuindo para uma vida mais saudável e com maior qualidade de vida", explica Samantha.

Em junho, o programa focou em "Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil" nas creches e escolas municipais e estaduais associadas ao PSE, atendendo crianças de 2 a 10 anos de idade. Uma das atividades realizadas foi o "Semáforo dos Alimentos", que classifica os alimentos em "vermelho" (a serem evitados ou consumidos ocasionalmente), "amarelo" (consumidos moderadamente) e "verde" (podem ser consumidos à vontade).

Especialistas afirmam que a introdução de hábitos saudáveis durante a fase escolar tem impacto direto no desempenho acadêmico, pois a nutrição adequada fornece os nutrientes necessários para o desenvolvimento cerebral e cognitivo. Os alunos que se alimentam corretamente têm mais energia, concentração e apresentam melhor desempenho acadêmico.

"Com o Programa Saúde na Escola, a nutrição ganha espaço como um tema prioritário na formação dos estudantes, promovendo não apenas a saúde física, mas também a conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável para a construção de um futuro promissor", afirma Andrea Agripo, coordenadora do PSE.

A meta das escolas e profissionais de saúde é equipar os alunos com as ferramentas necessárias para fazer escolhas saudáveis e se tornarem agentes de transformação em suas próprias casas. Com o Programa Saúde na Escola, está sendo construída uma geração mais consciente e comprometida com a promoção da saúde.