Mãe dá à luz em colchão improvisado no posto de saúde

Após o momento de grande emoção, a família foi transferida para a maternidade

Mãe dá à luz em colchão improvisado no posto de saúde

DIVULGAÇÃO / Prefeitura Guaramirim

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

No último dia 10 de abril, a Unidade de Saúde da atenção primária, Estratégia Saúde da Família Caixa d’Água, em Guaramirim, foi o cenário de um momento emocionante para uma família. Elaine Castilho dos Santos, de 28 anos, deu à luz seu filho Luan Henrique de Castilho Leonardi em um colchão, às 08h15 da manhã.

Elaine, que já estava com mais de 39 semanas de gestação e uma dilatação de sete centímetros, chegou à unidade com fortes contrações e não conseguiu subir na maca. O enfermeiro John Leite, que participou do parto, tentou acionar o Samu para levar a paciente até a maternidade, mas não houve tempo. Luan nasceu em menos de cinco minutos.

O pai, Elias Leonardi, acompanhou de perto o nascimento do filho, que foi descrito como "um parto muito tranquilo e lindo" pelo enfermeiro John Leite. Após o nascimento, a família foi levada por uma Unidade Móvel do Samu até a Maternidade Jaraguá, onde mãe e filho passaram por avaliação e foram liberados no mesmo dia.

Além de John Leite, também participaram do parto a médica Thaís Moura Borille e a técnica de enfermagem Andreia Garcia. A mãe Elaine agradeceu o trabalho da equipe, ressaltando que "eles fizeram um excelente trabalho, foi muito rápido, foram bem profissionais mesmo".

O nascimento de Luan Henrique de Castilho Leonardi emocionou a equipe da Estratégia Saúde da Família Caixa d’Água e reforçou a importância do trabalho desses profissionais, que estão sempre prontos para atender as necessidades da população em momentos de grande emoção e delicadeza.