Médico atende crianças com figurino de personagens em Balneário Camboriú

O doutor acredita que o atendimento das crianças é facilitado com esse método especial

Médico atende crianças com figurino de personagens em Balneário Camboriú

Divulgação / Beatriz Nunes

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O médico pediatra Cassiano Cubas Machado encontrou uma maneira criativa de tornar os plantões no Pronto Atendimento de pediatria do Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, mais acolhedores para as crianças: ele se veste de personagens de desenhos animados e super-heróis.

Atuando como médico há 16 anos e há oito no HMRC, Cassiano começou a usar adereços por cima de seu jaleco branco durante a residência. Com o tempo, essa iniciativa evoluiu para fantasias feitas sob medida, utilizando material adequado para o ambiente hospitalar. Dentre os 33 figurinos disponíveis, o pediatra adota os trajes de personagens populares como Chapolin, Capitão América, Goku e Chaves.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Cassiano acredita que o atendimento das crianças é facilitado com esse método. "Além da interação prévia ao exame físico, a criança passa a ter uma relação mais afetiva com o médico. É nitidamente perceptível a diferença entre fazer o atendimento com e sem a roupa de personagem", relata o pediatra.

Com plantões a cada 15 dias, Cassiano acolhe crianças que, muitas vezes, sentem-se aliviadas ao ver um personagem querido na hora da consulta. O método, que chama a atenção de adultos e crianças, ganhou o apreço dos pais dos pequenos pacientes.

Fernanda Martinez, mãe do paciente Nathan, de 11 anos, elogia a iniciativa: “Meu filho não tem medo de médico e costuma ser bem tranquilo nas consultas, mas nós amamos o atendimento feito dessa forma”. O exemplo de Cassiano serve como um lembrete do impacto positivo que uma abordagem criativa e acolhedora pode ter no tratamento médico pediátrico.