Chuva congelante cai pela primeira vez em 2023 no Sul do Brasil

O fenômeno foi favorecido pela incursão de uma massa de ar frio de maior intensidade

Chuva congelante cai pela primeira vez em 2023 no Sul do Brasil

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Na noite desta quarta-feira, 19 de abril, uma chuva congelante foi observada na localidade de Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul de Santa Catarina, a mais de mil metros de altitude e próximo ao paredão da Serra junto ao Sul catarinense.

O fenômeno foi favorecido pela incursão de uma massa de ar frio de maior intensidade e a circulação de umidade de um centro de baixa pressão, que formou nuvens de desenvolvimento vertical sobre o Rio Grande do Sul e migraram para a região.

Os modelos de previsão indicavam que a temperatura em camadas mais baixas da atmosfera não era muito baixa, sequer baixando de 0ºC no nível de 850 hPa, o que em teoria desfavorece nevar.

Porém, havia nuvens mais carregadas pela circulação ciclônica, permitindo que a precipitação que deixa a nuvem como neve mantivesse-se como neve até o chão, mesmo com temperatura mais alta em superfície.

O evento é histórico para a região, pois ocorre em abril, mês em que é muito pouco comum nevar. O evento mais precoce de neve no Sul do Brasil ocorreu em 17 de abril de 1999 com uma forte massa de ar polar acompanhada de circulação ciclônica.

Vários vídeos foram publicados em redes sociais mostrando a rápida acumulação dos flocos sobre superfícies, como automóveis, em um cenário semelhante ao que ocorreu em julho de 2021 no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.