Em churrasquinho, Lula avisa Moraes que indicará seu próprio advogado ao STF

Relação pessoal entre advogado do petista não é vista como um impecilho pelos ministros do Supremo

Em churrasquinho, Lula avisa Moraes que indicará seu próprio advogado ao STF

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O advogado Cristiano Zanin, conhecido por sua atuação em defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante os processos da Lava-Jato, pode ser o próximo indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF). Durante um churrasco no Palácio da Alvorada na sexta-feira, Lula sinalizou que irá nomear Zanin ao cargo, uma decisão que poderá ser oficializada nesta semana.

Fontes do STF disseram que a maioria dos ministros da Corte não veem problema na relação pessoal entre Lula e Zanin, o que, em suas visões, não impede que Zanin ocupe o cargo. Alguns ministros, como Gilmar Mendes, Dias Toffoli e André Mendonça, também ocuparam funções públicas ligadas à defesa de presidentes ou políticos antes de serem indicados ao tribunal.

Durante o churrasco, a vaga aberta no STF foi um dos principais tópicos discutidos pelos convidados, que incluíam outros ministros do governo e integrantes da Corte, como Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes. Ao final do evento, os participantes saíram com a impressão de que Zanin é a principal escolha de Lula.

Zanin tem evitado especulações e mantém uma postura discreta diante dos senadores que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que serão responsáveis pela sabatina e votação de sua indicação. Interlocutores do advogado informaram que ele entende que o momento de dialogar com o Senado será apenas após a oficialização de sua indicação.

Vários ministros do STF já se manifestaram publicamente a favor de Zanin. Cármen Lúcia, por exemplo, afirmou que a decisão de Lula de indicar seu ex-advogado é legítima e que, na história do judiciário, muitos profissionais com laços com o Executivo foram reconhecidos por seu trabalho. Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes também demonstraram apoio à possibilidade de Zanin integrar a Corte.

O churrasco no Palácio da Alvorada, organizado por Lula e a primeira-dama Janja da Silva, foi descrito pelos convidados como um ambiente descontraído e alegre. Na ocasião, Lula mencionou sua intenção de indicar um novo ministro do STF nesta semana, aumentando a expectativa de um anúncio em breve. No entanto, alguns auxiliares políticos de Lula têm aconselhado que o presidente aguarde o fim da votação do arcabouço fiscal no Senado antes de enviar o nome de Zanin para sabatina.