Lula revela plano para acabar com a guerra entre Hamas e Israel

“Tem o presidente de tal país que é amigo do Hamas. É pra ele que eu vou ligar! ‘Ô cara, fala pro Hamas libertar reféns, po#r@. Tem gente que tem asma’

Lula revela plano para acabar com a guerra entre Hamas e Israel

Divulgação / Ricardo Stuckert/PR

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez sua primeira aparição pública após as cirurgias no quadril e nas pálpebras por meio de uma videoconferência. O ex-presidente participou de um evento em comemoração aos 20 anos do programa Bolsa Família na última sexta-feira (20).

Lula aproveitou a ocasião para tecer comentários sobre o conflito em curso entre o Hamas e Israel. Prestando solidariedade às vítimas infantis da disputa, ele questionou o ciclo de violência, afirmando: "Não é possível tanta irracionalidade e insanidade".

O líder petista criticou as ações de ambos os lados envolvidos no conflito. Classificou os ataques do Hamas como "loucura e terrorismo", mas também considerou "insana" a reação de Israel, que resultou em baixas civis, incluindo crianças. Segundo Lula, 1.500 crianças já morreram na Faixa de Gaza devido ao conflito. "Exatamente aqueles que não têm nada a ver com a guerra", lamentou.

Lula também abordou o custo humano dos conflitos, apontando para as mortes de mulheres, idosos e crianças. Reiterou a posição do Brasil em favor da paz, alegando que problemas não são resolvidos "com foguete, mas com afeto e carinho". “Tem o presidente de tal país que é amigo do Hamas. É pra ele que eu vou ligar! ‘Ô cara, fala pro Hamas libertar reféns, porra. Tem gente que tem asma’.

O discurso do presidente aponta para um engajamento mais firme na arena internacional e reforça sua visão de que a diplomacia e o diálogo devem ser os principais instrumentos na resolução de conflitos.