Ministro de Lula ironiza possível saída da Uber do Brasil: "chamo os correios"

Luiz Marinho sugere até criar um aplicativo através dos Correios e defende o cooperativismo para oferecer direitos aos motoristas de aplicativos

Ministro de Lula ironiza possível saída da Uber do Brasil: "chamo os correios"

Reprodução / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, deu uma entrevista ao Valor Econômico na qual falou sobre a regulamentação do trabalho em aplicativos como a Uber.

Mesmo com a possibilidade de empresas deixarem de operar no Brasil, Marinho não se mostrou preocupado, pois afirmou que poderia acionar os Correios para criarem um aplicativo semelhante para transporte de passageiros.

“Posso chamar os Correios, que são uma empresa de logística, e dizer para criar um aplicativo e substituir a Uber”, declarou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada nesta segunda-feira, 6. “Aplicativo se tem aos montes no mercado. Não queremos regular lá no mínimo detalhe. Ninguém gosta de correr muito risco, especialmente os capitalistas brasileiros.”

Marinho explicou que ainda há dúvidas quanto ao trabalho de motoristas de aplicativos e se eles se enquadram nas regras da CLT, mas destacou o desejo de regulamentar o serviço.

A regulamentação de transportes por aplicativos tem sido um tema em discussão em várias cidades ao redor do mundo, com resultados diferentes em cada lugar. Em Paris, uma lei obriga os motoristas a esperarem pelo menos 15 minutos entre cada corrida. Já em Tóquio, uma proposta de lei pretende proibir completamente os serviços de compartilhamento de viagens.

Em Londres, a licença da Uber foi revogada pela prefeitura por questões de segurança e regulamentação. Em algumas cidades, leis rigorosas resultaram na saída de aplicativos como a Uber e Lyft.