Moraes manda PF ouvir 8 militares do GSI neste domingo

A medida é decorrente das investigações sobre a invasão do Palácio do Planalto, ocorrida em 8 de janeiro deste ano

Moraes manda PF ouvir 8 militares do GSI neste domingo

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal colha o depoimento de oito militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) neste domingo (23).

A medida é decorrente das investigações sobre a invasão do Palácio do Planalto, ocorrida em 8 de janeiro deste ano.

Na sexta-feira (21), os investigadores ouviram o ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias. Durante o depoimento, o general afirmou que não prendeu manifestantes no Planalto por estar promovendo um "gerenciamento de crise" no local. Ele também disse que não tinha condições materiais para fazer as detenções e manter o local seguro.

Além disso, Gonçalves Dias afirmou não ter visto a cena do major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira, que integrava o GSI e foi flagrado por câmeras dando água aos manifestantes. Se tivesse visto tal cena, o ex-ministro disse que teria dado voz de prisão ao oficial.

Na última quarta-feira (19), imagens de câmeras de segurança vazaram, mostrando o ex-ministro circulando no Palácio do Planalto durante a invasão. Gonçalves Dias foi exonerado do cargo após a divulgação das imagens.

As investigações sobre a invasão do Palácio do Planalto continuam em andamento e novas informações devem ser divulgadas em breve.