Na África, Lula agradece pelos "350 anos de escravidão"

Esta é a 15ª viagem oficial do presidente desde que assumiu o comando do país, em janeiro deste ano

Na África, Lula agradece pelos "350 anos de escravidão"

Divulgação / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Durante uma visita não programada a Cabo Verde, na costa noroeste da África, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou profunda gratidão ao continente africano pelo "que foi produzido durante 350 anos de escravidão em nosso país". A visita ocorreu na quarta-feira (19/7), como um desvio da rota da aeronave presidencial que precisava ser reabastecida, após a participação de Lula na cúpula de Bruxelas, na Bélgica.

O presidente brasileiro salientou a dívida histórica do Brasil com a África, mencionando que a maneira de retribuir seria por meio do intercâmbio de tecnologia, a formação especializada de pessoas nas áreas necessárias ao continente africano, além de auxiliar na industrialização e agricultura.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

Em sua declaração, Lula também fez uma crítica velada ao governo de seu antecessor, Jair Bolsonaro, afirmando que deseja "recuperar a boa e produtiva relação que o Brasil tinha com os países do continente africano". Ele ainda reforçou o potencial do Brasil para auxiliar a África em diversas áreas e lamentou as oportunidades perdidas durante o governo anterior.

"Se nós não tivéssemos um governo negacionista, o Brasil poderia ter produzido vacina contra a Covid-19 e poderia ter ajudado o continente africano. Nós tivemos um desgoverno, que não cumpriu com o que era essencial de cuidar do ser humano. O Brasil voltou à democracia", disse Lula.

A visita não programada ao país africano se deu após o presidente Lula deixar a Bélgica, onde participou da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). Em Cabo Verde, ele se encontrou com o presidente José Maria Neves, antes de retornar a Brasília no final do dia.

Esta é a 15ª viagem oficial do presidente desde que assumiu o comando do país, em janeiro deste ano. Desde então, Lula teve pelo menos 80 compromissos com chefes de Estado e de governo.


Clique e assista aqui o momento da fala do presidente Lula.