STF condena ex-presidente Fernando Collor por esquema de corrupção

O plenário do STF já havia formado maioria pela condenação na semana anterior

STF condena ex-presidente Fernando Collor por esquema de corrupção

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em uma decisão por maioria de votos, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) condenaram nesta quinta-feira (25) o ex-senador e ex-presidente da República, Fernando Collor, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O placar final ficou em 8 votos a favor da condenação e 2 votos pela absolvição. Agora, os ministros estão em discussão para determinar a duração da pena.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

O plenário do STF já havia formado maioria pela condenação na semana anterior. O relator do caso, ministro Edson Fachin, votou para que Collor também fosse condenado por um terceiro crime, o de organização criminosa.

Já os ministros Nunes Marques e Gilmar Mendes divergiram completamente e votaram pela absolvição de todos os réus para todos os crimes.

Além de Collor, outros dois réus estão envolvidos no mesmo processo: Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos, que foi ministro de Collor durante sua presidência, e Luis Amorim, diretor da Organização Arnon de Mello, conglomerado de mídia do ex-senador.

A acusação contra Collor é de ter recebido propina para favorecer negócios da BR Distribuidora, antiga subsidiária da Petrobras. A investigação desse caso surgiu como um desdobramento da Operação Lava Jato.