Cientistas curam camundongos com câncer de mama

Técnica usa bateria autocarregável inserida nas axilas dos animais doentes. O dispositivo retira o oxigênio das células cancerígenas

Cientistas curam camundongos com câncer de mama

DIVULGAÇÃO / Redes sociais

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Pesquisadores da Universidade Fudan, na China, desenvolveram um dispositivo inovador que foi capaz de curar camundongos com câncer de mama em apenas duas semanas.

O microdispositivo, implantado nas axilas dos animais, priva as células cancerígenas de oxigênio por meio de um processo chamado hipóxia, o que faz com que as células cancerígenas "passem fome".

O dispositivo funciona com uma bateria autocarregável que utiliza água salgada para consumir o oxigênio das células cancerígenas.

Além disso, a inovação também permite o uso de uma nova classe de medicamentos chamada pró-fármacos ativados por hipóxia (HAPs), que é capaz de matar os tumores sem prejudicar o tecido saudável.

Os pesquisadores implantaram o dispositivo em 25 camundongos com câncer de mama e, após duas semanas, os tumores dos animais que receberam o tratamento diminuíram em média 90%.

Quatro dos camundongos experimentaram o desaparecimento completo do tumor. Porém, o professor Randall Johnson, da Universidade de Cambridge, pondera que a indução de hipóxia em um tumor pode aumentar o risco de propagação do câncer e afirma que os custos e benefícios do uso da bateria em humanos precisam ser avaliados antes de qualquer tratamento humano.

O estudo foi publicado na revista Science Advances em março deste ano.