Bombeiros salvam menina recém-nascida engasgada com leite materno em SC

Em um momento de desespero e urgência, a mãe e uma amiga correram com a bebê engasgada até o quartel dos bombeiros, buscando ajuda para salvar a pequena vida

Bombeiros salvam menina recém-nascida engasgada com leite materno em SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em um ato de heroísmo, o Corpo de Bombeiros Militar de Iporã do Oeste, localizado na região oeste de Santa Catarina, salvou a vida de uma bebê de apenas 14 dias de idade que estava engasgada com leite materno. A tensa situação ocorreu no último fim de semana e foi capturada pelas câmeras de monitoramento do quartel.

Uma mãe desesperada chegou ao quartel dos bombeiros com sua filha nos braços. A bebê, ainda muito pequena, estava consciente, porém exibia claros sinais de engasgo.

AGORA: Receba notícias pelo WhatsApp gratuitamente! Clique aqui para entrar em nossa comunidade, salve o contato do administrador e fique sempre bem informado!

A mãe explicou que estava amamentando a bebê quando a pequena começou a tossir e teve dificuldade para respirar. Apesar de realizar a técnica de tapotagem, uma maneira de desobstruir as vias aéreas da filha, a mãe suspeitou que a obstrução ainda persistia.

Junto a uma amiga, ela correu para o quartel dos bombeiros. A bebê estava com tosse persistente e sinais de dificuldade respiratória.

Com expertise e cuidado, a equipe de atendimento pré-hospitalar posicionou a criança para realizar os procedimentos de tapotagens. A técnica foi eficaz e resultou na eliminação de uma pequena quantidade de leite. Seguiu-se um choro de alívio da bebê, um sinal indicativo de que suas vias aéreas estavam desobstruídas novamente.

Após a avaliação inicial, a equipe de resgate transportou a menina ao Hospital Nossa Senhora das Mercês para um exame médico mais detalhado. Segundo os bombeiros, "Isso é feito para garantir que não haja complicações decorrentes do episódio de engasgo, mesmo após a desobstrução no local."

O rápido e eficiente atendimento pré-hospitalar prestado pela equipe de bombeiros em Iporã do Oeste foi crucial para a recuperação da criança. A prontidão da mãe em buscar ajuda destacou a importância de agir rapidamente em casos de engasgo, especialmente em recém-nascidos.

O Corpo de Bombeiros Militar enfatiza a importância de os responsáveis por crianças estarem sempre preparados para lidar com emergências e incentiva o público a procurar ajuda profissional em situações semelhantes.