Acompanhe o caso do helicóptero desaparecido na Serra de SC
- URGENTE: Helicóptero de construtora do Ecossistema Neymar Jr. desaparece na Serra de SC em dia de temporal
- Cantor Rick e empresário Bruno Avelar estavam em helicóptero que desapareceu em SC, diz Léo Dias
- Empresa dona do helicóptero que sumiu com o cantor Rick em SC divulga nota de esclarecimento
- Águia encerra buscas por falta de visibilidade e bombeiros seguem por terra atrás de helicóptero Bell 430
- Helicóptero com o cantor Rick foi filmado sobrevoando a Serra de SC em meio a neblina e vento forte
Horas antes de o helicóptero em que estava perder contato na Serra de Santa Catarina, o empresário e palestrante Bruno Avelar, de 41 anos, publicou um vídeo mostrando o início da viagem e deixou um recado para o filho. “Saindo agora 6h da manhã pra ir pra Balneário, Criciúma. Peguei um pouquinho de massinha do meu filho, vou deixar aqui um recadinho pra ele no boneco dele, fiz uma carinha. Acho que ele vai curtir”, disse ele na gravação, publicada na manhã desta segunda-feira (21).
No vídeo, Avelar aparece moldando um boneco de massinha antes de sair de casa e, em seguida, mostra imagens da decolagem de um avião. “Segunda-feira começou. Quem levanta cedo é quem sai na frente. Bora ali em Balneário, Criciúma, visitar uns confrades, uns amigos, empresas. Acompanha aí que eu vou mostrar essa viagem pra você que me segue aqui no Instagram”, afirmou. Era o roteiro do dia: compromissos em Balneário Camboriú e uma palestra em Criciúma.
Segundo a coluna Fábia Oliveira, do Metrópoles, Avelar chegou de avião ao Litoral Norte catarinense e de lá embarcou no helicóptero acompanhado do cantor Rick, da dupla Rick & Renner, e de Paulo, seu videomaker. Os três seguiriam para Criciúma. Vídeo obtido pelo Jornal Razão mostra Rick sendo recebido por Avelar no hangar do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo, ao lado de um jato de matrícula PR-CAN, e o helicóptero, um Bell 430 de matrícula PP-MGR com a marca do Ecossistema Neymar Jr., decolando sob céu carregado.
Os relatos recebidos pela reportagem no início da tarde apontavam São Joaquim como destino, com piloto, copiloto e três passageiros a bordo. Outras fontes falam em quatro ocupantes. O trajeto final e o número exato de pessoas seguem em apuração. A presença de Rick e Avelar foi divulgada pelo portal Léo Dias e confirmada pela assessoria do cantor.
O helicóptero perdeu contato na região de Urubici. As equipes vasculharam a localidade de Vacas Gordas, apontada como provável local da queda, e não encontraram vestígios. Os bombeiros seguem agora para um segundo ponto, a cerca de 30 quilômetros dali, onde foi registrado o último sinal do celular de um dos ocupantes, já perto de São Joaquim. Um vídeo gravado por um morador de Urubici por volta das 11h30 mostra um helicóptero voando baixo em direção ao Morro da Igreja e pode ser a última imagem da aeronave; a direção ainda não tem confirmação oficial.
Imagens gravadas de dentro da cabine do Águia 04, da Polícia Militar, e divulgadas pelo jornalista William Fritzke mostram a aeronave sobrevoando os cânions e os vales da Serra durante a tarde, com nuvens baixas e o painel térmico ligado. No início da noite, o Águia 04 encerrou as buscas aéreas por falta de visibilidade, segundo a PMSC. A operação continua apenas por terra.
Cerca de 20 bombeiros militares participam das buscas, com apoio de viaturas com tração 4×4. Se o helicóptero não for localizado durante a noite, a operação será reforçada na manhã desta terça-feira (22) com cão de busca e resgate do Corpo de Bombeiros. A Força Aérea Brasileira deslocou um avião C-105A Amazonas, de matrícula FAB6551, da unidade de Busca e Salvamento, que decolou de Campo Grande (MS) no fim da tarde rumo à Serra.
A JTA Empreendimentos e Urbanismo, construtora de Porto Belo dona do helicóptero, divulgou nota confirmando que a aeronave estava emprestada a Avelar e Rick, “amigos próximos do dono da empresa”. A empresa afirma que ainda não há confirmação de acidente e pede cautela: “qualquer informação que não tenha sido oficialmente confirmada deve ser tratada como não verificada”. No Registro Aeronáutico Brasileiro da ANAC, a JTA consta como proprietária e operadora do PP-MGR, fabricado em 2001 e com certificado válido até agosto de 2027. O Jornal Razão noticiou o desaparecimento no fim da tarde.
Bruno Avelar é conhecido pelo projeto “O Poder do Network” e por palestras sobre networking. Participou do programa Operação Mesquita, do SBT, e mantém relação próxima com Neymar Jr. e Carlinhos Maia. Rick e Renner formaram uma das duplas mais populares do sertanejo nos anos 1990 e 2000, com sucessos como “Ela é demais” e “Nos bares da cidade”.
A Defesa Civil de Santa Catarina havia emitido às 10h um aviso de temporais com vendaval, granizo e chuva intensa para esta segunda. Até o momento não há confirmação oficial de queda nem de que o mau tempo tenha causado a perda de contato. O Jornal Razão acompanha as buscas e atualizará a reportagem conforme novas informações forem confirmadas.
















