Logo Jornal Razão
Publicidade

Professora obriga menina de 3 anos a tirar papel do vaso sanitário, admite e segue dando aula em Nova Trento

Mesmo com a admissão, segundo a mãe, a prefeitura só transferiu a professora para outra creche; pais cobram o prefeito Maxiliano de Oliveira

Professora acusada de fazer menina de 3 anos tirar papel do vaso sanitário só muda de creche em Nova Trento
Foto: Reprodução
Publicidade

Uma professora da Creche Municipal de Claraíba, em Nova Trento, obrigou uma menina de 3 anos a tirar de dentro do vaso sanitário o papel higiênico que tinha caído, segundo denúncia da mãe da criança. Na reunião com a direção e a Secretaria Municipal de Educação, nesta sexta-feira (9), a professora admitiu o que fez, conta a mãe. A resposta da Prefeitura de Nova Trento foi mandar a profissional trabalhar em outra creche da cidade.

O caso foi revelado pela Rádio La Prima FM, de Nova Trento, em reportagem publicada na manhã de sexta. Segundo o relato da mãe à rádio, a menina foi ao banheiro e, ao usar o papel higiênico, deixou o papel cair dentro do vaso. Ela chamou a professora pedindo ajuda. Em vez de ajuda, levou uma bronca e a ordem de tirar o papel lá de dentro. O episódio aconteceu na semana passada.

Publicidade

A mãe só ficou sabendo do que aconteceu pela própria filha. Depois de mexer no vaso, a menina passou a mão molhada no rosto e ficou com uma infecção na região, conta a mãe. Desde então, a criança se recusa a voltar para a creche.

Na quinta-feira (8), a mãe levou o relato à direção da unidade. Na sexta, sentou com a direção e com representantes da Secretaria de Educação. Ali, segundo a mãe, ouvida de novo pela La Prima FM depois da reunião, a professora admitiu ter obrigado a menina a tirar o papel do vaso e ainda disse que já tinha comentado o episódio com colegas de trabalho. A direção da creche afirmou que não sabia de nada.

Admitiu, mas não foi afastada

Mesmo com a admissão, a professora não foi afastada, não foi suspensa e não recebeu nenhuma outra punição disciplinar. Ao fim da reunião, ficou decidido apenas que ela seria remanejada para outra creche do município. A mãe não aceitou a decisão.

Em nota, a Prefeitura de Nova Trento afirmou que a Secretaria de Educação “já iniciou a adoção das providências administrativas necessárias à apuração dos fatos” e que está “assegurando a proteção dos direitos das pessoas envolvidas, especialmente da criança”. O comunicado chama o episódio de “suposta ocorrência”, não diz o nome da professora, não fala da transferência e não diz uma palavra sobre punição.

Publicidade

A mãe esteve na Delegacia de Polícia Civil na sexta para registrar boletim de ocorrência e vai levar o caso ao Ministério Público.

Sempre a mesma creche

Não é a primeira denúncia na creche de Claraíba. Segundo a La Prima FM, a unidade já foi alvo de relatos de situações parecidas, que seguem sob investigação. Em outubro de 2025, o portal VipSocial noticiou que uma monitora da mesma creche teria agredido uma criança. A mãe da menina estava no estacionamento de um supermercado em frente, viu a cena, tirou a filha da unidade e registrou boletim de ocorrência. Segundo o VipSocial, era o segundo episódio do tipo naquela creche e o quarto registro de agressão na rede municipal de Nova Trento só em 2025.

Em maio de 2025, o Jornal Razão mostrou o caso de um pai que flagrou a filha de 2 anos sendo chacoalhada por uma monitora no CMEI Padre Rossi, no Centro da cidade. Na época, a prefeitura abriu sindicância, e os pais reclamavam que as câmeras de segurança da creche não tinham sido reinstaladas depois da reforma do prédio.

Pais cobram o prefeito

Nas redes sociais, a transferência da professora revoltou os pais. “Remanejada pra fazer o mesmo com outras crianças em outra creche?”, perguntou um internauta. “Sempre alguma coisa acontece nesse Claraíba e ninguém faz absolutamente nada”, escreveu outra pessoa. Uma mãe disse que pretendia matricular a filha numa creche do município, mas que “desse jeito tá muito difícil confiar”. Outro comentário cobra o nome da professora: “Minha filha vai na creche do Trinta Réis e preciso saber se ela vai ser remanejada para lá”.

Publicidade

Muitos comentários marcam o prefeito Maxiliano de Oliveira e cobram demissão, câmeras dentro das salas e uma resposta da Secretaria de Educação. “Prefeito Max, já passou da hora de rever o que está acontecendo nas creches e escola da cidade”, escreveu outro morador.

Até agora, a prefeitura não informou se a professora vai responder a processo administrativo nem para qual creche ela foi transferida.

Fontes: reportagens da Rádio La Prima FM, de Nova Trento, nota da Prefeitura de Nova Trento e portal VipSocial.

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/seguranca/professora-obriga-menina-3-anos-tirar-papel-vaso-admite-segue-dando-aula-nova-trento

Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

As manchetes do dia chegam antes de você abrir o site.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham