Bolsonaro acusa governadores de "extorsão" e cobra redução de impostos

“Querem arrecadar de vocês cada vez mais e extorquir o contribuinte brasileiro”, acusou Bolsonaro

Bolsonaro acusa governadores de "extorsão" e cobra redução de impostos

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O presidente Jair Bolsonaro acusou os governadores, especialmente os de estados do Nordeste, de extorquirem os contribuintes com a arrecadação de impostos e renovou suas cobranças aos chefes dos Executivos estaduais para que reduzam a incidência de impostos sobre combustíveis.

Bolsonaro já vinha adotando a estratégia de transferir a responsabilidade pela alta do preço dos combustíveis –problema com alto potencial negativo no capital político do presidente, que tenta a reeleição em outubro– aos governadores estaduais e ao Judiciário.

“Começou conosco reduzindo ou zerando os impostos federais. Agora chegou a vez dos 27 governadores do Brasil”, afirmou Bolsonaro, referindo-se a projeto aprovado pelo Congresso e sancionado por ele que fixa um teto de aproximadamente 17% para a alíquota do ICMS sobre combustíveis e energia elétrica, entre outros setores.

“Infelizmente os 9 governadores do Nordeste entraram na Justiça contra a redução dos impostos estaduais. Não querem colaborar com o povo”, disse, em cerimônia de visita a obras do Rodoanel (BA). “Querem arrecadar de vocês cada vez mais e extorquir o contribuinte brasileiro”, acusou.

Segundo Bolsonaro, 12 governadores recorreram à Justiça. O presidente deu destaque, no entanto, aos nove do Nordeste, região em que seu principal adversário na corrida eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lidera com ampla vantagem as pesquisas de intenção de voto para o pleito de outubro.