Pular para o conteúdo

MENU

  • Publicações Legais
  • Segurança
  • Geral
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Economia
SAÚDE
ESPORTE
ENTRETENIMENTO
EMPREENDEDORISMO
GERAL
DESTAQUES
OBITUÁRIO
TECNOLOGIA
ESPECIAIS
EDITAIS
FAMOSOS
CULTURA
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça
em Política

GAECO mira empresários e servidor público em esquema de fraudes em licitações em SC

Foto de Por equipe <span style="color:#1877F2; font-weight:700;">Jornal Razão</span>

Por equipe Jornal Razão

Publicado em 29/04/2026 08h22 | Atualizado há 21 dias
Compartilhar:
Operação cumpre 29 mandados e apura cartel, manipulação de licitações e possível participação de servidor público em esquema investigado pelo Ministério Público.

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) cumpre 29 mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (29) em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, em uma investigação que apura suposto esquema de cartel, fraude em licitações e corrupção.

Clique e receba notícias do Jornal Razão em seu WhatsApp: Entrar no grupo

As ordens judiciais foram cumpridas em endereços residenciais e empresariais em Florianópolis, São José, Paraíso, Garopaba, Indaial, Blumenau, Itajaí, Rio do Sul e também em Getúlio Vargas (RS). Documentos, equipamentos eletrônicos e outros materiais apreendidos passarão por análise para aprofundar as investigações e identificar possíveis novos envolvidos.

Operação Ajuste Fino

Batizada de Operação Ajuste Fino, a ação é vinculada a um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) conduzido pela 2ª Promotoria de Justiça de Palhoça.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, as apurações apontam para um grupo de empresários que teria atuado de forma coordenada para manipular licitações e contratos públicos.

Entre os indícios levantados estão combinação prévia de preços, rodízio entre empresas vencedoras, apresentação de propostas com valores até 70% abaixo do mercado e, em alguns casos, descumprimento dos contratos firmados.

As investigações também apontam uso de documentos falsos para comprovação de capacidade técnica, emissão de notas fiscais irregulares e práticas para simular concorrência, causando prejuízos à Administração Pública.

Servidor público estadual envolvido no esquema

Outro ponto apurado é a suposta participação de um servidor público estadual, investigado por favorecer o grupo em troca de vantagens pessoais.

A operação investiga crimes como associação criminosa, fraude em licitações, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, falsidade ideológica e sonegação fiscal.

A ação conta ainda com apoio da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina devido a possíveis ilícitos fiscais relacionados ao caso.

Logo Jornal Razão

Fique por dentro das últimas notícias de Santa Catarina com o Jornal Razão. Credibilidade e cobertura completa em todo o estado.

Siga-nos

Serviços

  • → Publicações Legais
  • → Editais
  • → Anuncie Conosco
  • → Consultoria
  • → Suporte Técnico

Links úteis

  • → Feed RSS
  • → Sitemap
  • → Google News
  • → Últimas Notícias
  • → Contato

Contato

Av. Hercílio Luz, 381 - Centro, Tijucas - SC, 88200-000
48) 98453-0884

© 2025 Jornal Razão. Todos os direitos reservados.

Política de Privacidade Termos de Uso Cookies
`;

Pesquise notícias

Últimas Notícias

Realize sua busca. Para fechar, clique fora da área

  • Últimas Notícias
  • Segurança
  • Política
  • Meio Ambiente
  • Saúde
  • Economia
  • Esporte
  • Educação
  • Entretenimento
  • Justiça