Moradores denunciam descaso para renovação de CNH em Tijucas

Coluna Lenha na Fogueira passou trabalho para obter o "visto" do médico no "exame" necessário para a renovação da CNH

Moradores denunciam descaso para renovação de CNH em Tijucas

Lorran Barentin / Jornal Razão

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Você já tentou renovar sua carteira de habilitação em Tijucas? Vamos reformular a pergunta: você já tentou renovar sua CNH sem perder várias horas simplesmente esperando por um teste de vista, que de exame não tem nada?

Senti na pele como é a realidade em Tijucas de quem precisa, infelizmente, deste serviço.

O agendamento é feito pelas autoescolas, mas nem sempre funciona como deveria. Logo de cara, deparei-me com uma explícita falta de comprometimento com o horário, já que simplesmente marcam várias pessoas na mesma hora e atendem por uma famigerada ordem de chegada.

Na prática, a chamada por ordem de chegada só começa a vigorar quando todo mundo marcado para aquele horário chega ao local. Marcado para as 13h40, mas se até as 2h30 todos não tenham sido atendidos, pode se preparar para esperar, primeiro, terminar os remanescentes do outro horário.

Hoje aconteceria meu exame. Todavia, faltou energia. Apesar do lugar obter uma rentabilidade absurda com um serviço tão pequeno e, quiçá, desnecessário (numa matemática “burra”: 3 horários por dia, vezes 3 dias na semana, vezes 12 pessoas por horário, vezes 80 reais, vezes 4 semanas do mês, dá um total de R$ 34 mil apenas em Tijucas para os exames de vista), não há a menor estrutura para os clientes.

Na verdade, nenhum cliente sequer queria estar ali. Ninguém quer perder uma tarde inteira para um exame tão esdrúxulo assim. Mas somos forçados. E a quem recorrer? E a quem gritar? Não há. Lamentável.

Hoje, como faltou energia e não há geradores, não houve como colocar a biometria, que é obrigatória. Não haviam feito a “captura” da biometria da maioria do pessoal que estava aguardando. Em suma? Uma hora e meia jogadas no lixo. Não fiquei ali para ver no que “ia dar”.

Conversando com as pessoas, pude perceber que não é uma exclusividade de Tijucas. A situação se repete em todo o Brasil. Lamentável, mesmo.