Estudante de medicina perde 97% da visão após ter dengue

Alguns dias após o diagnostico, ela começou a sentir coceira nas mãos e nos pés e sua visão foi afetada

Estudante de medicina perde 97% da visão após ter dengue

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Isabella Kemp, de 24 anos, do Mato Grosso do Sul, está enfrentando uma situação pouco comum após ser diagnosticada com dengue. No decorrer do seu último ano no curso de Medicina, ela perdeu significativamente a visão - 97% no olho esquerdo e 80% no direito - devido a uma complicação rara associada à doença.

Os sintomas iniciais da dengue de Isabella surgiram em 10 de fevereiro, levando-a a buscar atendimento médico já no dia seguinte devido a dores musculares e articulações. Após receber o diagnóstico, ela observou um agravamento em sua condição visual, particularmente após o aparecimento de prurido, uma situação que culminou com a perda significativa da visão.

A jovem se deslocou para São Paulo buscando especialistas para sua condição, onde foi diagnosticado que o vírus da dengue teve uma afinidade particular pela retina, causando inflamação e danos potencialmente irreversíveis. Atualmente, Isabella utiliza recursos de acessibilidade para melhorar sua interação com dispositivos digitais e segue um tratamento sem certezas sobre a recuperação total de sua visão.

O infectologista Rivaldo Venâncio, da Fiocruz, comentou sobre o caso, explicando que a dengue pode afetar diversos órgãos e tecidos, e, embora raras, sequelas como as experimentadas por Isabella ocorrem e não têm prognósticos definitivos de recuperação.

Apesar dos desafios, Isabella mantém uma postura positiva frente ao tratamento, concentrando-se na melhoria gradual de sua condição.