Logo Jornal Razão
Publicidade

Alerta em Santa Catarina dá início a operação da PF contra abuso infantil

Apuração identificou a possível comercialização e distribuição de conteúdo ilegal por aplicativo de mensagens e serviço de armazenamento em nuvem

2º turnoApuração do 2º turno, domingo às 17hFlávio × Lula voto a voto, no Brasil, em SC, nas 5.570 cidades e no exteriorAcompanhar →
Alerta em Santa Catarina dá início a operação da PF contra abuso infantil
Foto: Reprodução
Publicidade

Uma investigação iniciada em Santa Catarina levou a Polícia Federal a deflagrar, nesta sexta-feira (18), uma operação contra o armazenamento de arquivos com cenas de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorreu no município de São José de Piranhas, na Paraíba.

Batizada de Operação Sentinela do Sertão, a investigação começou após informações sobre a venda e a disponibilização do conteúdo ilegal por meio de um aplicativo de mensagens e de links hospedados em um serviço de armazenamento em nuvem.

Publicidade

Durante a ação, os policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela 5ª Vara Regional das Garantias do Tribunal de Justiça da Paraíba. Computadores, celulares, mídias de armazenamento e outros equipamentos eletrônicos estavam entre os materiais procurados.

Os dispositivos apreendidos serão encaminhados para perícia criminal. A análise deverá identificar o responsável pelos arquivos, verificar a quantidade de material armazenado e buscar informações sobre possíveis vítimas e outros envolvidos.

A conduta investigada pode ser enquadrada no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que criminaliza a aquisição, a posse e o armazenamento de cenas de sexo explícito ou pornográficas envolvendo crianças ou adolescentes.

A Polícia Federal informou que receber, armazenar ou compartilhar esse tipo de conteúdo constitui crime. Segundo a corporação, a circulação dos arquivos prolonga a violência sofrida pelas vítimas e mantém a cadeia de exploração.

Publicidade

As investigações continuam, e novas medidas poderão ser adotadas após a análise do material recolhido.

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/seguranca/alerta-em-santa-catarina-da-inicio-a-operacao-da-pf-contra-abuso-infantil

Publicidade

Mais de Segurança

Ver todas ›
Publicidade
Publicidade