Bombeiros salvam 327 pessoas por afogamento na pré-temporada em SC

Por Matheus Carvalho

Publicado em 18/12/2024 15h20 | Atualizado há 4 horas

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) registrou 327 resgates de pessoas por afogamento durante a pré-temporada de verão, entre os dias 2 de novembro e 15 de dezembro. Este número representa um aumento de 22,47% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram contabilizados 267 casos.

Além dos resgates, os bombeiros realizaram quase 1 milhão de ações preventivas, com destaque para o Programa Golfinho, que formou 2.025 crianças em educação aquática e prevenção de afogamentos.

Expectativa para a Temporada de Verão

A temporada oficial de verão começou na segunda-feira, 16 de dezembro, e se estenderá até 9 de março de 2025. Após este período, terá início a pós-temporada, que seguirá até 21 de abril. Durante os meses mais movimentados do ano, cerca de 2 mil guarda-vidas estarão atuando em 156 praias e balneários de 33 municípios catarinenses, cobrindo 560 quilômetros do litoral.

O CBMSC contará com 470 profissionais diariamente, incluindo um reforço de 96 bombeiros vindos do interior do estado. Santa Catarina espera receber 3,1 milhões de turistas entre dezembro e março, o que reforça a importância das medidas preventivas.

Prevenção e Segurança

Os bombeiros destacam a importância de seguir orientações básicas para evitar afogamentos. Entre as recomendações estão:

  • Frequentar praias sinalizadas com bandeira verde, que indicam baixo risco de afogamento. Essa informação pode ser conferida no aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para Android e iOS.
  • Evitar nadar após o consumo de bebidas alcoólicas ou entorpecentes.
  • Não entrar no mar logo após as refeições.
  • Manter-se em locais onde o nível da água não ultrapasse a altura do umbigo.
  • Respeitar as bandeiras vermelhas, que sinalizam condições perigosas para banho.

Os dados referentes ao número de mortes por afogamento durante a pré-temporada ainda estão sendo analisados pelo CBMSC.

A orientação é redobrar a atenção no fim da tarde, horário com maior incidência de afogamentos, especialmente envolvendo vítimas que consumiram bebidas alcoólicas ao longo do dia.

Vídeos do Logo

Logo Mais Lidas

O Jornal Razão é o veículo de comunicação mais tradicional da região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda.

Mais Lidas

Últimas Notícias

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.

Jornal Razão – 007.193.311.0001/05. Todos os direitos reservados.