Enchente arrasta ponte inaugurada há três meses: “sonho destruído”

Estrutura atendia a uma demanda de 30 anos, nunca antes concretizada

Enchente arrasta ponte inaugurada há três meses: “sonho destruído”

Imagem: Rádio Gazeta de Sobradinho

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A enchente deste sábado (17) resultou no colapso da Ponte da Integração, estrutura que conectava Lagoão a Gramado Xavier, sobre o Rio Pardo, na região do Centro-Serra. Inaugurada há apenas três meses, em 29 de julho, a ponte foi arrastada pelas águas, deixando visíveis apenas pedaços em meio ao rio e uma placa indicativa da distância até Lagoão.

A ponte representava uma conquista histórica para os moradores, marcada por uma cerimônia de inauguração que contou com cavalarianos dos dois municípios e o hasteamento das bandeiras de Lagoão e Gramado Xavier. Esta obra, custeada pelos dois municípios com um investimento próximo a meio milhão de reais, atendia a uma demanda de 30 anos, nunca antes concretizada.

Sua construção havia encurtado a distância entre Lagoão e importantes vias de acesso, como a RSC-153, reduzindo o trajeto para Santa Cruz do Sul e Porto Alegre em mais de trinta quilômetros. Com a perda da ponte, essas localidades enfrentam agora não apenas o desafio da reconstrução, mas também o impacto significativo na mobilidade e na logística da região.