Felipe Neto, integrante do “Grupo de Combate à Fake News”, indenizará catarinense

Ele terá que pagar indenização por danos morais, além de juros e correção, após expor uma mensagem privada enviada pela internauta

Felipe Neto, integrante do “Grupo de Combate à Fake News”, indenizará catarinense

Arquivo/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

O influenciador digital Felipe Neto, que figura entre os perfis mais seguidos no Instagram e já foi nomeado uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Times, enfrentou uma condenação legal mantida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A acusação é referente à exposição de uma mensagem privada enviada por uma internauta de Chapecó, que foi tornada pública pelo influenciador.

O caso remonta a maio de 2020, em plena crise da Covid-19, quando o influenciador se tornou uma voz proeminente nas redes sociais, defendendo a ciência, advogando pela continuação do isolamento social e pedindo por vacinação.

O incidente surgiu quando a internauta comentou de maneira contrária às opiniões de Neto em uma postagem no Instagram. Em resposta, Felipe Neto não apenas compartilhou a mensagem privada da mulher no Twitter, plataforma onde tinha cerca de 11 milhões de seguidores na época, mas também comentou sobre seu ponto de vista.

A internauta alega que, após a exposição da sua mensagem por Felipe Neto, sua rede social foi inundada por seguidores do influenciador, que proferiram insultos e ameaças, resultando em um cenário que ela descreve como um "linchamento virtual". Em decorrência do veredito, Felipe Neto foi condenado a pagar R$ 5 mil em danos morais, além de juros e correção.