Logo Jornal Razão
Publicidade

PMSC escolhe Caveira do BOPE para comandar o 4º Batalhão em Florianópolis: “sem massagem”

Tenente-coronel Rafael Vicente passou quase cinco anos no BOPE, comandou duas vezes a PM de Balneário Camboriú e assume o lugar de Fernando Vanderlino Vidal

2º turnoApuração do 2º turno, domingo às 17hFlávio × Lula voto a voto, no Brasil, em SC, nas 5.570 cidades e no exteriorAcompanhar →
PMSC escolhe Caveira do BOPE para comandar o 4º Batalhão em Florianópolis: ‘sem massagem’
Foto: Reprodução
Publicidade

A Polícia Militar de Santa Catarina escolheu um oficial que passou quase cinco anos no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), a tropa de elite da corporação, para comandar o 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM), em Florianópolis. O tenente-coronel Rafael Vicente foi nomeado comandante da unidade no lugar do tenente-coronel Fernando Vanderlino Vidal, exonerado da função.

Vanderlino Vidal estava à frente do 4º BPM desde março de 2025, quando recebeu o comando do coronel André Rodrigo Serafin. A área do batalhão na Capital inclui as comunidades do Maciço do Morro da Cruz.

Publicidade

Sob o comando do coronel Emerson Fernandes, a PMSC aposta em quem vem da tropa de elite. O comandante-geral passou 11 anos no BOPE, onde foi chefe de Operações, e trabalhou lá ao lado de Vicente. Em julho, a PMSC e a Polícia Rodoviária Federal tiraram de circulação cerca de 3,5 toneladas de cocaína, o maior volume já apreendido em uma mesma operação no estado, segundo o comando da corporação.

Para Vicente, a nomeação é uma volta para casa. Natural de Florianópolis, ele conhece o 4º BPM por dentro: trabalhou quatro anos no batalhão, sempre nas áreas de Inteligência e do Tático, no Maciço do Morro da Cruz. Ele contou isso em entrevista à jornalista Renata Rutes, do jornal Página 3, de Balneário Camboriú, publicada em março de 2025.

Na mesma entrevista, Vicente disse que vem de uma família de policiais. Ele é filho de policial militar, uma das irmãs é policial civil e a outra é policial penal. Estudou em colégio militar durante toda a vida escolar e entrou na PMSC em 2004. Trabalhou em Itajaí e Navegantes em 2007 e em 2010.

Depois do 4º BPM, Vicente passou quase cinco anos no BOPE. Em seguida, trabalhou um ano e sete meses no Quartel do Comando-Geral, ao lado do comandante-geral, e na Agência Central de Inteligência da PMSC. É pós-graduado em Inteligência Policial e em Gestão e Políticas Públicas de Segurança. Foi promovido a tenente-coronel em 31 de janeiro de 2022.

Publicidade

Em 4 de agosto de 2022, aos 39 anos, Vicente assumiu o 12º BPM, em Balneário Camboriú, e se tornou o comandante mais novo do batalhão da cidade. Ficou no posto até 15 de dezembro de 2023. Nesse período, recebeu uma moção de aplauso da Alesc, proposta pelo deputado Emerson Stein, que elogia a estratégia de combate à criminalidade “colocando a Polícia Militar nas ruas, com abordagens de forma mais efetiva”.

Entre um comando e outro, Vicente chefiou o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) do 3º Comando Regional. Em fevereiro de 2025, voltou ao 12º BPM e se tornou o primeiro ex-comandante a reassumir o batalhão de Balneário Camboriú. Segundo o portal ClickCamboriú, foi o governador Jorginho Mello quem determinou a recondução, em janeiro daquele ano. A posse foi em 27 de fevereiro de 2025, com a presença do comandante-geral, coronel Emerson Fernandes, e da prefeita Juliana Pavan.

No discurso, o tenente-coronel não alivia. Na entrevista ao Página 3, Vicente recusou o rótulo de “pequenos crimes” para furto de fio e de bicicleta: “eu não gosto de usar essa expressão. São crimes”. Contou também que a PM passou a ir às recicladoras para descobrir quem vende e quem compra fio furtado.

Sobre o suspeito que é preso e volta para a rua, Vicente defendeu relatórios mais robustos, com filmagens e acompanhamento, para acabar com o “preso, solto, preso, solto”. “O crime não pode compensar”, resumiu, ainda segundo a entrevista ao Página 3.

Publicidade

Os números acompanham o discurso. Em junho de 2025, em cerca de 15 dias de operações contra o tráfico na região central de Balneário Camboriú, o 12º BPM abordou mais de 460 pessoas, cerca de 85% delas com passagem pela polícia. Os policiais apreenderam mais de 20 quilos de cocaína e 6 quilos de crack e prenderam 12 pessoas em flagrante por tráfico. A PMSC estimou o prejuízo ao crime organizado em mais de R$ 1 milhão.

Em Balneário Camboriú, o comando do 12º BPM passa para a tenente-coronel Karoline Marcon, a primeira mulher a comandar o batalhão da cidade. A cerimônia está marcada para esta terça-feira (20), às 10h, na sede da unidade, no bairro das Nações. A data da passagem de comando no 4º BPM, em Florianópolis, não foi divulgada.

Fontes: entrevista de Renata Rutes no jornal Página 3 e portal ClickCamboriú.

© Jornal Razão. Reprodução permitida com crédito e link para a matéria original: jornalrazao.com/seguranca/pmsc-caveira-bope-comandar-4-batalhao-florianopolis

Publicidade

Mais de Florianópolis

Ver todas ›
Publicidade
Publicidade