Na noite desta sexta-feira, dia 19, um chamado por perturbação do sossego evoluiu para uma situação de confronto no bairro Ervatal, em Faxinal dos Guedes, Santa Catarina. A Polícia Militar foi acionada após denúncias de som alto e consumo de bebidas alcoólicas em uma residência na rua Peroba.
Segundo a PM, ao tentar negociar a redução do volume do som com o proprietário da casa, a equipe foi recebida com hostilidade. Vários indivíduos começaram a insultar e agredir os policiais, levando ao uso de gás de pimenta e um bastão para tentar dispersar o grupo e garantir a segurança dos agentes.
Durante o tumulto, objetos como garrafas e cadeiras foram lançados contra a guarnição, causando danos à viatura. A situação exigiu reforço policial para ser controlada. Com a chegada de outras equipes, parte dos envolvidos fugiu para uma área de mata próxima, mas cinco homens, com idades entre 23 e 35 anos, foram detidos no local.
Os detidos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil, onde foram registradas as ocorrências de resistência e agressão. A polícia também apreendeu uma caixa de som e um celular que estava sendo usado para filmar o incidente, além de outros objetos utilizados para atacar a equipe.