Tijucas promove 18ª Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil

Evento acontecerá entre 15 e 19 de maio e contará com palestras, apresentações e ações de conscientização

Tijucas promove 18ª Semana de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil

Arquivo/ imagem ilustrativa

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

A partir da próxima semana, entre os dias 15 e 19 de maio, será realizada a 18ª Semana Tijuquense de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento é organizado pela Administração Municipal em parceria com diversas secretarias, CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil e Projeto Ciranda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de estar alerta aos sinais de abuso e exploração sexual, encorajando denúncias e protegendo crianças e adolescentes. O prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha, destaca a importância de cuidar adequadamente das crianças, os membros mais vulneráveis da sociedade.

Palestras educativas estão sendo realizadas nas escolas durante o mês de maio, como parte do programa Saúde na Escola. Na semana do evento, escolas como Walter Vicente Gomes e Santa Terezinha receberão palestras no dia 16 e 17, respectivamente.

No dia 18 de maio, a partir das 8h30, acontecerá a "Manhã da Conscientização e Combate à Violência e Exploração Sexual a Crianças e Adolescentes" na Concha Acústica, com apresentação de projetos e uma banda musical. Às 19h, no Anfiteatro Leda Regina de Souza, será realizada uma palestra voltada aos profissionais da Rede de Proteção.

A secretária de Assistência Social, Habitação e Direitos Humanos de Tijucas, Bianca Machado, explica que a palestra abordará sinais apresentados por crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar e o papel do educador na ativação da rede de proteção.

Para denunciar casos de violência, abuso e exploração sexual, é possível utilizar os seguintes canais:

  • Disque 100 - Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast
  • 190 - Polícia Militar
  • Conselho Tutelar da região - (48) 3263-4782
  • Página do Facebook: Tijucas no Combate à Violência

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi escolhido em memória de Araceli Cabrera Sanches, uma menina de 8 anos sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Em 2006, Tijucas instituiu uma semana municipal dedicada ao tema.