Logo Jornal Razão
Publicidade

URGENTE: Indígenas bloqueiam a BR-101 em Araquari

Indígenas da Aldeia Tarumã realizaram um protesto com bloqueio parcial na BR-101, km 64, próximo à fábrica da BMW, em Araquari (SC), na manhã desta segunda-feira (9). A manifestação afeta o trânsito no sentido norte da rodovia e já provoca filas e lentidão. O ato faz parte de uma mobilização nacional contra projetos de lei … Ler mais

URGENTE: Indígenas bloqueiam a BR-101 em Araquari
Foto: Reprodução
Publicidade

Indígenas da Aldeia Tarumã realizaram um protesto com bloqueio parcial na BR-101, km 64, próximo à fábrica da BMW, em Araquari (SC), na manhã desta segunda-feira (9). A manifestação afeta o trânsito no sentido norte da rodovia e já provoca filas e lentidão.

O ato faz parte de uma mobilização nacional contra projetos de lei e decisões judiciais que, segundo os indígenas, ameaçam direitos constitucionais e fragilizam os processos de demarcação de terras no país.

Publicidade

Com faixas e cartazes — incluindo a frase “Litoral norte é terra guarani” — os manifestantes interromperam o fluxo de veículos, obrigando motoristas a reduzir a velocidade ou desviar da pista. Imagens mostram caminhoneiros e outros condutores aguardando liberação parcial do tráfego.

Até o momento, não há confirmação oficial da PRF ou da prefeitura de Araquari sobre o tempo de duração do bloqueio. A recomendação é que motoristas redobrem a atenção no trecho.

A mobilização se soma a outros protestos indígenas realizados nesta segunda-feira em Santa Catarina e em outros estados, incluindo atos contra o PDL 717/2024 e o PL 2.159/2021, apelidado por ativistas de “PL da Devastação”.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham
URGENTE: Indígenas bloqueiam a BR-101 em Araquari