O fenômeno incomum de dois ciclones desenvolvendo-se entre o Uruguai e o Sul do Brasil resultou em temperaturas baixas significativas em Santa Catarina, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os ciclones, observados na última sexta-feira (28), influenciaram o clima no Estado durante o fim de semana, causando uma queda acentuada nas temperaturas. A cidade de Urupema, na Serra catarinense, registrou temperaturas de -2,9°C nas primeiras horas do sábado (29) e do domingo (30).
No domingo, os moradores de Urupema despertaram para uma paisagem branca, devido à ampla formação de geada na região de Cedrinho, que fica a cerca de 18 km do centro do município. Nas áreas mais elevadas de Urupema, a temperatura mínima chegou a -3°C. Por volta das 9h30 da manhã, a cidade registrou uma temperatura de 6°C.
O frio intenso em Urupema chegou a formar pedras de lâminas de gelo. Além disso, outras cidades também tiveram temperaturas abaixo de zero. Em pontos mais altos, o município de Bom Jardim da Serra registrou a temperatura mais baixa neste domingo, com -3,8°C. Urubici teve mínimas de -2,1°C e São Joaquim de -0,7°C.
Apesar do encontro dos dois ciclones não representar um risco direto para o Brasil, de acordo com os boletins de alerta do Inmet, eles são os responsáveis pela queda nas temperaturas neste fim de semana em Santa Catarina. O Estado testemunhou a força desses fenômenos naturais e seus efeitos no clima local, resultando em um fim de semana de temperaturas congelantes.