Morre baleia de sete metros encalhada em praia de SC

Apesar de 48 horas de esforços de resgate, a baleia, que media sete metros e pesava aproximadamente cinco toneladas, não sobreviveu

Morre baleia de sete metros encalhada em praia de SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma baleia da espécie bryde, que havia encalhado na praia do Campo Bom em Jaguaruna, no Litoral Sul de Santa Catarina, morreu na manhã deste sábado (15) após intensos esforços de resgate. O cetáceo, que media sete metros de comprimento e pesava cerca de cinco toneladas, foi encontrado encalhado na última quinta-feira (13) e apesar das tentativas de salvamento, o animal não sobreviveu.

O encalhe foi inicialmente notificado por um pescador local, que rapidamente alertou o ProFRANCA/Instituto Australis e a Polícia Militar Ambiental de Laguna. De imediato, equipes de resgate se mobilizaram para tentar salvar a baleia, em um trabalho que envolveu diversas instituições, incluindo a Ceclimar/URGS, Univali de Itajaí e Univille de Joinville.

Karina Groch, diretora do ProFRANCA, sediado em Imbituba, expressou tristeza pelo desfecho: “Infelizmente, o animal veio a óbito e o trabalho, agora, é removê-lo do local até a areia para a realização da necrópsia, com o uso de equipamentos fornecidos pela prefeitura do município.”

Apesar da condição de saúde da baleia parecer boa inicialmente, a devolução ao mar foi impedida por um banco de areia e pela maré baixa, que complicaram as operações de resgate. A iniciativa também contou com a importante colaboração do Corpo de Bombeiros, voluntários e membros da comunidade local, que se uniram nos esforços para salvar o mamífero marinho.