O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu tornar Luciano Hang, dono das lojas Havan, inelegível até 2028 por suposto abuso de poder econômico nas eleições municipais de 2020, em Santa Rosa (RS). A medida também atinge o atual prefeito da cidade, Anderson Mantei (PP), e o ex-prefeito Alcides Vicini (PP). A decisão é do ministro André Ramos Tavares e ainda cabe recurso.
Segundo a ação, Hang participou de um ato político quatro dias antes da eleição, anunciando a instalação de uma loja da Havan na cidade, desde que os candidatos apoiados por ele fossem eleitos. O evento foi transmitido nas redes sociais e contou com discursos contra o PT, além de pedido direto de voto para a chapa de Mantei e Ulrich.
Para o ministro relator, a conduta teve peso no resultado da eleição, vencida pela chapa com apenas 3,4 mil votos de vantagem. A defesa de Hang nega irregularidades e alega que ele exerceu seu direito à liberdade de expressão.
Além desse caso, o empresário já foi condenado anteriormente por assédio eleitoral e difamação, acumulando decisões judiciais em diferentes esferas. Ainda assim, Anderson Mantei foi reeleito em 2024, derrotando novamente o petista Orlando Desconsi.