Logo Jornal Razão
Publicidade

Corpo de Bombeiros Militar de SC atende primeira ocorrência de incêndio em veículo elétrico

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado na quarta-feira, 13, em São José, na Grande Florianópolis, para atender uma ocorrência de incêndio que destruiu o interior de uma residência e atingiu um veículo elétrico, que estava em carregamento na garagem.

Corpo de Bombeiros Militar de SC atende primeira ocorrência de incêndio em veículo elétrico
Foto: Reprodução
Publicidade

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado na quarta-feira, 13, em São José, na Grande Florianópolis, para atender uma ocorrência de incêndio que destruiu o interior de uma residência e atingiu um veículo elétrico, que estava em carregamento na garagem. Este foi o primeiro incêndio em veículo elétrico registrado pelo CBMSC, assinalando um marco na atuação da corporação no combate e investigação de incêndios envolvendo essa tecnologia emergente.

Veículos elétricos apresentam riscos específicos em situações de incêndio, como a possibilidade de reignições e a liberação de gases tóxicos, exigindo protocolos adaptados para garantir a segurança e a precisão nas análises.

Publicidade

Além disso, o combate ao incêndio foi realizado externamente, devido ao risco de desabamento da estrutura da casa. Ao todo, foram utilizados 21.500 litros de água em uma operação que durou cerca de 30 minutos. Após o controle das chamas, a laje da residência desabou sobre o veículo, dificultando o rescaldo e a finalização da ocorrência.

A edificação de três andares era composta de alvenaria e madeira, sendo a única atingida pelo incêndio. Na garagem, além do veículo elétrico, foco das chamas devido às baterias localizadas na parte inferior do veículo, também estava estacionada uma motocicleta.

Para otimizar a investigação de incêndio e preservar a segurança da equipe, o CBMSC utilizou o drone Hórus 47, do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM) de São José. Equipado com sensores de alta precisão, o drone foi essencial para capturar imagens detalhadas do interior da edificação, que apresentava alto risco de colapso.

Esse equipamento permitiu a análise visual da zona de origem do incêndio, focada no veículo elétrico, auxiliando na preservação de vestígios e reforçando o compromisso do CBMSC com a segurança e a qualidade nas investigações.

Publicidade

Estiveram presentes no local oficiais peritos e inspetores de incêndio da Divisão de Investigação e do 10º BBM de São José, responsáveis pela análise técnica dos vestígios deixados pelo sinistro. Um laudo pericial será emitido no prazo de 30 dias, com o objetivo de elucidar a causa do incêndio e fornecer informações detalhadas sobre o incidente.

Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham
Corpo de Bombeiros Militar de SC atende primeira ocorrência de incêndio em veículo elétrico