Logo Jornal Razão
Publicidade

Escolas de BC reforçam segurança após um e-mail com ameaças de ataque

A rotina nas escolas municipais de Balneário Camboriú foi impactada nesta semana após um e-mail com ameaças de ataque circular entre secretarias de educação da região. A mensagem, que continha até uma saudação nazista, foi recebida na terça-feira (24) pela secretária municipal de Educação, Maria Ester, e imediatamente repassada ao secretário de Segurança, Evaldo Hoffmann. … Ler mais

Escolas de BC reforçam segurança após um e-mail com ameaças de ataque
Foto: Reprodução
Publicidade

A rotina nas escolas municipais de Balneário Camboriú foi impactada nesta semana após um e-mail com ameaças de ataque circular entre secretarias de educação da região. A mensagem, que continha até uma saudação nazista, foi recebida na terça-feira (24) pela secretária municipal de Educação, Maria Ester, e imediatamente repassada ao secretário de Segurança, Evaldo Hoffmann.

Com receio de colocar alunos e profissionais em risco, algumas unidades dos Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e dos Centros Educacionais Municipais (CEMs) tomaram uma medida drástica: proibiram a entrada dos pais nas dependências escolares.

Publicidade

Segundo Hoffmann, a secretária de Educação de Camboriú, Carin Krug, também recebeu o mesmo e-mail, além de outras cidades da região e até de outros estados. Um boletim de ocorrência foi registrado, e a Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú organizou um plano de contingência para reforçar a proteção das 47 unidades escolares da rede municipal.

“O plano foi montado com antecedência, justamente para não causar pânico, mas também sem ignorar a gravidade da ameaça”, disse o secretário, que acionou a Polícia Militar para garantir o reforço nas escolas estaduais e particulares.

A Polícia Civil também foi envolvida nas investigações e, por meio do Departamento de Crimes Cibernéticos, concluiu que o e-mail havia sido disparado em massa para diversas secretarias de educação pelo Brasil. A suspeita inicial é de que o autor da ameaça nem sequer reside em Santa Catarina.

Apesar disso, Hoffmann afirmou que o município continuará com o plano de contenção para garantir apoio e segurança aos alunos e servidores. Quanto à proibição de entrada de pais em algumas escolas, a decisão foi deixada a critério de cada direção. A orientação das secretarias foi para que as unidades adotassem medidas internas conforme suas real

Publicidade
Receba as notícias no WhatsAppEntrar
Publicidade
Publicidade
Grupo de WhatsApp · Tempo real

Santa Catarina no seu WhatsApp

Entre no grupo oficial do Jornal Razão. As principais manchetes do dia, direto no seu aparelho. Sem spam.

Entrar no grupo
+48 mil catarinenses já acompanham
Escolas de BC reforçam segurança após um e-mail com ameaças de ataque