Uma situação incomum surpreendeu uma moradora de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, nesta quinta-feira (12). Grávida de oito meses, ela flagrou uma cobra caninana tentando entrar em sua casa no bairro Limoeiro.
A gestante, que estava trabalhando em casa, registrou a cena em vídeo. O réptil chegou a se aproximar do vidro da porta que dá para o quintal, mas não conseguiu entrar e, pouco depois, foi embora.
A moradora, que reside em uma área com características urbanas e rurais, ficou impressionada com o episódio. “Sempre tem passarinhos, lagartos, e atrás da minha casa há um pasto com vacas. Mas uma cobra desse tamanho no quintal, tentando entrar, foi a primeira vez”, relatou.
A bióloga Geórgia Backes identificou o animal como uma caninana (Spilotes pullatus), uma cobra não peçonhenta, mas conhecida por sua agilidade e comportamento agressivo. “No verão, é mais comum elas aparecerem. Apesar da aparência, não oferecem risco de envenenamento”, explicou.
Com a chegada da estação mais quente, especialistas recomendam atenção redobrada em áreas próximas à natureza, pois o aumento da atividade de serpentes é esperado. Com informações ND mais.