Mais de 40 mil litros de vinho em situação irregular são apreendidos em SC

Meia tonelada de aditivos proibidos e rótulos falsificados também foram recolhidos

Mais de 40 mil litros de vinho em situação irregular são apreendidos em SC

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Em uma ação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária, Polícia Civil e Polícia Científica, cerca de 41 mil litros de vinho colonial irregular foram apreendidos na última quarta-feira (21) em estabelecimentos produtores nos municípios de Salto Veloso, Pinheiro Preto, Tangará e Videira, no Oeste de Santa Catarina.

A operação, denominada Ronda Agro, também recolheu meia tonelada de aditivos proibidos e rótulos falsificados, como parte de um esforço para combater a produção e comercialização de vinho colonial fraudado.

A operação fiscalizou um total de 232.651 mil litros de produtos, incluindo vinhos, vinagres e outras bebidas alcoólicas. Os 41 mil litros de vinho apreendidos foram enviados para exame no Laboratório de Referência Enológica (Laren), no Rio Grande do Sul.

Os agentes de fiscalização emitiram quatro autos de infração e 27 termos, incluindo apreensão, colheita de amostras e inspeção. A presença de aditivos proibidos, como corante roxo vinho e um tipo de conservante, levanta sérias questões de saúde para os consumidores.

Diante do caso, foi informado pelas autoridades que, após saírem análises sobre a situação, serão abertas investigações para verificar se, de fato, existiram práticas criminosas.