Pipa deixa 70 mil casas e apartamentos sem luz em Balneário Camboriú e região

Os moradores precisaram lidar com a falta de energia nesta terça-feira (30)

Pipa deixa 70 mil casas e apartamentos sem luz em Balneário Camboriú e região

Reprodução/ Celesc

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Cerca de 70 mil unidades consumidoras em Balneário Camboriú e Camboriú experimentaram uma interrupção de energia significativa nesta terça-feira (30). Um incidente envolvendo uma pipa é a causa provável do apagão, de acordo com as autoridades locais.

A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informou que uma linha de transmissão de energia vital para a subestação das cidades foi danificada, o que resultou na interrupção do serviço. A falha parece ter ocorrido no bairro Cidade Nova, em Itajaí.

Pedro Molleri, gerente regional da Celesc, explicou a magnitude do problema. "No bairro Cidade Nova, um cabo da linha de transmissão que leva energia para a subestação que atende Balneário Camboriú e Camboriú se rompeu. Isso causou uma queda em nossa subestação, deixando aproximadamente 70 mil unidades consumidoras sem energia", detalhou.

Para identificar a causa do incidente, uma equipe da Celesc foi acionada e conduziu uma análise no local da ruptura do cabo. Após a inspeção, a equipe determinou que o contato de uma pipa com o cabo era a causa mais provável da ruptura.

O gerente regional da Celesc destacou a ameaça que as pipas, especialmente aquelas equipadas com linhas de cerol, representam para a infraestrutura elétrica. Ele ressaltou que esses objetos voadores com frequência causam danos à fiação e aos cabos de energia, além de representar um risco significativo à segurança.