Na madrugada de quinta-feira (5), Arnildo Diogo Ferrari, prefeito da cidade, usou uma ambulância para despertar os moradores através de sirenes, em resposta à súbita elevação do Rio das Pombas, causada por águas vindas de Pouso Redondo.
De acordo com Ferrari, esse procedimento inesperado foi necessário devido a um rápido transbordamento do Rio das Pombas, um evento atípico que não estava previsto nas projeções iniciais da Defesa Civil. Normalmente, inundações na região são ocasionadas pelo Rio Itajaí do Oeste.
Enquanto o prefeito agia, Josnei Moser, chefe da Defesa Civil, junto com a Polícia Militar, também circulavam pela cidade de 7,7 mil habitantes, soando alarmes para alertar a população. Em menos de 15 minutos, a maioria dos residentes estava ciente da situação.
Uma residente local descreveu a cena como “parecida com um cenário de guerra”. Apesar dos esforços, a cidade ficou inundada. Ainda assim, a ação preventiva contribuiu para minimizar os danos. Na manhã seguinte, a cidade estava submersa e o nível da água continuava a subir. Pelo menos 32 famílias agora se encontram em abrigos locais.
Com as previsões de chuva intensa entre sexta-feira (6) e domingo (8), estima-se um acúmulo de 200 milímetros, levando o prefeito a acreditar que o Rio Itajaí do Oeste pode atingir até 11,5 metros, inundando quase todo o centro da cidade.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um aviso especial sobre as condições meteorológicas para os próximos dias, com alto risco para ocorrências relacionadas à chuva volumosa. As medições e previsões completas estão disponíveis nos sites oficiais da Defesa Civil.
Confira o alerta:
O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais entre a sexta (06) e o domingo (08).
No somatório de todo o evento, os volumes nas áreas próximas do RS, entre o Grande Oeste e Litoral Sul, somam valores por volta de 150 mm, no período entre sexta (06) e sábado (07). Já nas áreas do centro-leste, entre Meio Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis Serrana, somam valores por volta de 100 a 150 mm, com os maiores valores observados no domingo.
Sexta-feira (06) com condição para temporais, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões de Santa Catarina, mas principalmente nas áreas do Meio Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. A chuva ocorre de forma persistente entre a tarde e noite no Litoral Sul e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. Os totais médios de chuva variam de 20 a 30 mm em boa parte do estado e chegam a 50 mm no Litoral Sul. O risco é alto para ocorrências associadas aos temporais com raios, rajadas de vento e granizo.
No sábado (07), a instabilidade se intensifica entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, com totais mais elevados nas áreas próximas ao RS, variando de 50 a 100 mm, podendo superar estes valores especialmente no Litoral Sul. Persiste o risco alto de temporais acompanhados de chuva intensa, com raios, rajadas de vento e granizo em todas as regiões.
No domingo (08) são esperados acumulados entre 70 mm e 100 mm, com pontuais acima deste valor, especialmente nas áreas da Grande Florianópolis Serrana, Vale do Itajaí e Meio Oeste. No Litoral e Planalto Sul, a chuva perde intensidade ao longo do dia e os volumes ficam entre 20 e 50 mm. O risco é alto a muito alto para ocorrências associadas a chuva volumosa, como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
No início da próxima semana (09 e 10) a chuva diminui no estado.
Com base nesses alertas, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São João Batista pediu que a população permanecesse em alerta, principalmente aquelas em áreas de risco. Uma equipe de resposta rápida, composta por membros da prefeitura, forças de segurança e voluntários, está pronta para agir conforme necessário durante o fim de semana.
Em caso de emergência, os moradores são aconselhados a ligar para os Bombeiros no 193 ou para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil no (48) 99176-8891.

































