Tijucas no Fantástico

Inéditas da Lenha na Fogueira está de volta!

Tijucas no Fantástico

Divulgação

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Voltamos, queridos leitores. Após me ausentar durante o longo período eleitoral brasileiro, ao qual cobrimos de forma extraordinária graças ao esforço conjunto da equipe do Jornal Razão, retorno a publicação da coluna Lenha na Fogueira, criada pelo meu pai há algumas décadas e herdada por mim.

Cabe destacar que, apesar desta breve ausência, não estive alheio aos fatos que vem se desenrolando na política tijuquense.

Jorginho 1.0

Dizem as más línguas que o prefeito da Capital Internacional do Abacate recebeu um suco de frutas azedas do novo governador de Santa Catarina. Um áudio que circula por aí, gravado por um familiar - detentor de poder de decisão em vários aspectos da nova gestão estadual - mostra com clareza a “porta na cara”. Segundo as informações “bastidoriais”, é só sal para Tijucas e as obras a serem realizadas no município com recursos do governo de SC só seriam viabilizadas através de emendas de parlamentares alinhados com o novo regime.

Estancado

Essa nova postura do Governo de Santa Catarina já era esperada. Verdade seja dita, nunca se viu tanta obra em Tijucas quanto no Governo Moisés. Mas o apoio por parte da prefeitura, em detrimento do vencedor, custará - e já está custando - muito caro para o município.

Pedacinho

A Avenida Hercílio Luz é prova disso. Fiquei feliz, estava horrível aquele trechinho. Mas cadê a obra de verdade da Hercílio Luz? O pix não caiu. E agora?

Fundo do baú

Esse montante que não cairá mais nos cofres públicos municipais já forçou o prefeito da Capital do Abacate a estancar os gastos públicos. Pessoal do Lar Santa Maria da Paz está bravo. Da APAE também. Alguém já tinha visto o “Santaninha” dando pulo de raiva?

Jorginho 2.0

Circulou neste final de semana a informação de que Edson Souza, vereador tijuquense ao qual tenho a honra de deter uma fraternal amizade que me permite chamá-lo de maior bomba de Tijucas, assumiria o cargo de Secretário de Estado de Administração Prisional. Diz o Edson que é brincadeira da turma. Não sei! Capacidade, tem. É uma máquina! Todavia, tudo indica que, de fato, é boato. Na verdade, confusão. Existe o rumor de um Edson na Secretaria de Adm Prisional, para assumir a dificílima tarefa de substituir Alexandre Camargo, o primeiro tijuquense a ser Secretário de Estado em mais de um século. Alexandre faz parte da SAP e foi um dos exponentes para tornar a Administração Prisional de Santa Catarina referência em toda a América Latina. Só que esse Edson seria outro Edson. Não a nossa bomba de Tijucas.

Histórico  

Por meio da iniciativa público-privada, Maickon Campos Sgrott, vereador de primeira viagem que exerceu neste ano de 2022 o cargo de Presidente do Legislativo Tijuquense, eternizou sua passagem por vários feitos. Mas nesta semana, um deles, de fato merece destaque. Algo simples, porém primordial: valorizar o passado para entender o presente e projetar o futuro. Através da restauração dos memoriais de identificação dos presidentes e vereadores que passaram por ali nas últimas décadas, em parceria com a Ceramica Portobello, Maickon deixa uma riquíssima contribuição para o município de Tijucas. 

Pra fechar

Rola a informação de ameaça, tiro e bomba por conta da próxima presidência da Câmara de Vereadores de Tijucas. Uma lenda da Praça teria se revoltado ao ser descartado pelos colegas quando tentou se colocar como candidato. Depois de se colocar como candidato, tentou empurrar goela’baixo sua eleição. Depois da negativa, ficou furioso e prometeu queimar todo mundo na Praça. “Não vão conseguir nem pisar mais la”, disse para os demais vereadores. Os parlamentares alegam que o ilustre vereador não teria “aparato tecnológico institucional” para assumir este importante posto, que foi exercido de forma magistral pelo Vereador Maickon Sgrott em 2022. Eu não concordo. Acho que o referido vereador seria responsável por um feito histórico, colocando, no mínimo, Tijucas no Fantástico, da Globo. Os galinhos agradeceriam, aliás. 

Semana que vem tem mais.