Na tarde desta segunda-feira (17), um turista de Curitiba de 54 anos foi resgatado em uma operação conjunta realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico de SC. O homem sofreu uma queda enquanto fazia uma trilha na Praia Grande, em Penha, após uma sessão de pesca.
A Central de Regulação do SAMU (CR) foi alertada sobre o incidente, que ocorreu em um local de difícil acesso. A vítima estava estável, mas com dificuldade de movimentação devido a um trauma cranioencefálico (TCE) e escoriações por todo o corpo. As equipes de resgate e saúde trabalharam conjuntamente para atender a vítima e prepará-la para ser içada para a aeronave de resgate.
A equipe de bombeiros militares de Penha apoiou a operação com a Unidade de Suporte Avançado (ASU) 304. Uma vez resgatado, o atendimento ao homem continuou pela equipe médica do Arcanjo-03 no interior do ASU 304, onde ele recebeu tratamento avançado.
Depois de estabilizado, o paciente foi transportado pela aeronave para o Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. A operação demonstrou a eficácia da coordenação e cooperação entre diferentes equipes de resgate, salvando a vida de um turista em uma situação de emergência difícil e complexa.