Lorran Barentin

Herdeiro da Lenha na Fogueira e diretor do Jornal Razão. "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade".

“Homens de Preto” no Hospital de Tijucas

“Estão botando o hospital de Tijucas no caminhão e levando embora”, denuncia fonte do JR

“Homens de Preto” no Hospital de Tijucas

Nesta sexta-feira, enquanto transitava pelo Centro de Tijucas, fui surpreendido ao me deparar com uma grande comitiva de “homens de preto”.

Eles estavam acompanhados do Diretor do Hospital São José e aparentavam vistoriar todo o complexo do polêmico Hospital de Tijucas.

Em vias de sofrer mudanças radicais, muito tem se falado sobre o futuro do Hospital São José. Também é fato que o Jornal Razão entrou sozinho nesta briga, já que nada foi mencionado pelos demais meios de comunicação da cidade.

Nesta briga que compramos, infelizmente atritos se formam, portas se fecham e insultos são proferidos por “otoridades”. Não tem problema. Nosso único interesse é para com a cidade de Tijucas.

Boca no Trombone

Isso faz com que sejamos procurados pela população. Essa população nada mais é do que nossos olhos e ouvidos por aí. Relatos chegam até a redação do Jornal Razão e tem gente que até pode negar, mas a verdade sempre vem à tona.

Nestes relatos, surgiram informações dando conta do preocupante e, a princípio, temporário sucateamento do Hospital de Tijucas.

“A lenda é que precisam entregar só as paredes e o terreno. O que tem dentro é da Rede Santa Catarina”, diz um informante de dentro do Hospital.

Ainda durante a semana, uma moradora de Tijucas nos procurou indignada: “minha pôs cateter, mas não tinham nem agulha pra medicar ela pelo cateter. A recepcionista me falou que estão recolhendo as coisas tudo”, disse a moradora.

Em contato com a Secretaria de Saúde de Tijucas, fomos informados de que “não é responsabilidade da administração” e “não temos conhecimento sobre”.

Confirmação

Depois que entrevistei o Prefeito Eloi, há duas semanas, diariamente recebemos relatos sobre o HSJ. Uma grande preocupação é por parte de colaboradores, que temem ficar desempregados.

Eloi garante que não vai demitir ninguém que faz um bom trabalho, mas os ruins já “podem pedir pra sair”.

Neste contexto, obtivemos a informação de que após a visita dos “Homens de Preto”, até o carro do HSJ foi sucateado.

“Levaram um Sedan 0km que tinha aqui pra administração do hospital e deixaram um Fox velho caindo aos pedaços”, disse uma fonte.

Interlocutores também garantem que a mobília e até alguns equipamentos da antiga Maternidade de Tijucas estão sendo despachados.

“Estava tudo abandonado lá dentro desde que fecharam a maternidade, mas agora estão recolhendo tudo e levando embora”.

Respiradores

Nesta mesma linha, segundo as informações, respiradores cedidos pela Cerâmica Portobello durante o ápice da crise da COVID-19, foram recolhidos.

“Agora só tem os respiradores velhos na sala de emergência vermelha”, afirma outra fonte.

Legislativo

Durante a última sessão da Câmara de Vereadores, o parlamentar “Bigodinho” mencionou os bastidores da mudança de gestão do Hospital São José.

Segundo ele, Tijucas não terá Hospital Municipalizado. O que será feito é a mudança da entidade/empresa responsável. Ele ainda afirma que já foi feita a mudança junto ao Governo do Estado.

Fontes indicam que a nova empresa é a mesma que ja administra algumas unidades hospitalares em SC, inclusive no Vale do Rio Tijucas.

A grande preocupação é: o que esta empresa administrará? O Hospital São José ou as paredes do que sobrar dele?

“O Hospital simplesmente mandou um ofício e deu até o dia 31 de julho para a Prefeitura assumir a gestão ou iriam fechar. O prefeito contratou uma empresa para fazer auditoria do hospital e ver a possibilidade pra fazer algo pra não deixar a comunidade de Tijucas na mão. Com forte atuação, o Prefeito Eloi conseguiu rapidamente passar de uma Organização Social de Saúde para outra junto ao Governo do Estado. O Hospital de Tijucas pode até ser ruim com ele, mas pior sem ele, já que estavam decididos a ir embora”, disse Bigodinho.