"Absurdo, veio com sangue": moradora de SC faz denúncia inusitada de açougue

Caso aconteceu em Florianópolis e viralizou nas redes sociais

"Absurdo, veio com sangue": moradora de SC faz denúncia inusitada de açougue

Reprodução / Floripa Mil Grau

No WhatsApp do JR tem notícia toda hora! Clique aqui para acessar.

Uma moradora da Ilha da Magia viralizou nas redes sociais após fazer uma denúncia no mínimo inusitada.

A mulher procurou a página "Floripa Mil Grau" para reclamar do serviço de um açougue do Norte da Ilha, em Florianópolis. 

De acordo com o relato da mulher, ela considerou um absurdo a carne adquirida no açougue ter vindo com sangue. 

"Comprei uma peça de maminha no açougue e chegando em casa, comecei a assar a carne e estava saindo um líquido estranho dela. Era SANGUE. Isso mesmo, me deram carne ainda com sangue", diz ela. 

Ainda segundo a mulher, os funcionários riram da situação quando ela retornou ao estabelecimento para reclamar. Ela ainda afirma que fez um barraco no local. 

A Vigilância Sanitária foi acionada, mas a mulher diz que "cagaram" para a denúncia. 

O caso foi levado às redes sociais pela página Floripa Mil Grau em tom de humor, já que a situação é completamente normal e, na verdade, geralmente, o líquido não é sangue. Quase todo o sangue que corre nas veias e artérias de uma vaca jamais chega ao açougue.

Logo após o abate do animal, o sangue é escoado, sobrando muito pouco no coração e pulmões, partes da vaca que sequer chegam às mesas (exceto em casos muito específicos). O sangue é vermelho porque contém a proteína chamada hemoglobina, presente apenas no tecido sanguíneo. Já a cor vermelha da carne que comemos não é por causa da hemoglobina, e sim, da mioglobina.

Filé mignon, contra-filé, alcatra, picanha, fraldinha, tudo isto é músculo. Músculo não tem hemoglobina, mas tem mioglobina, que também dá a coloração vermelha à carne. A hemoglobina é uma proteína presente no sangue e que define sua cor, contém ferro e leva do pulmão o oxigênio necessário aos movimentos para os tecidos musculares. Nos músculos, também há outra proteína, chamada mioglobina, que ajuda a manter o oxigênio, sendo esta proteína responsável pela cor vermelha da carne.